Friday, August 23, 2013

As Cool as i am

Filmes sobre casos de vida, sejam eles de sucesso ou de desilusao sempre tiveram uma presença bem marcante no mundo do cinema principalmente num cinema de segundo plano mais virado para a televisao. mas mesmo uma historia destas quando tem no seu elenco alguns actores reconhecidos do grande publico conseguem o lançamento no grande ecra. Este e um desses filmes que silenciosamente passou pelos cinemas com pessimas criticas e que rapidamente saiu quase sem ninguem perceber que tinha tido o seu momento.
Sobre o filme podemos dizer que e daqueles filmes em termos de toada de casos de vida que por vezes preenchem a matine de um canal generalista, toda a forma com que e realizado e mesmo o facto de muitas vezes ser demasiado solto e suave permite que assim seja, mesmo tratando de temas complicado como os pais adolescentes ou mesmo a sexualidade juvenil.
Esta suavidade e um dos pontos fundamentais do filme ja que graças a forma facil com que se visualisa o filme e se ganha empatia com a personagem central e o seu gosto simples pela culinaria, nao se da tanto valor a outros pontos declaradamente pouco trabalhados, com particular destaque para a incongruencia emocional das relacoes vividas por todas as personagens numa generalização de uma leveza sentimental que pouco ou nada tem a ver com a realidade. E ai quando se entra na consistencia interna do filme encontra-se muitos buracos percebe.se dificuldades no guiao em dar um sentido directo ao filme e assim enriquece-lo de uma vertente moratoria que parece sempre com dificuldade de assumir.
Ou seja um filme que funciona claramente melhor como objecto de entertenimento do que em propositos moralistas que parecem claramente ser objectivo de um filme simples, facil de ver, mas com equivecos no argumento não permitidos numa primeira linha do cinema moderno.
A historia uma adolescente filha de um casal de teenagers cresce quase sozinha, entre amores e desamores e sem qualquer apoio familiar ve a sua vida familiar aos poucos ir a baixo e acima de tudo as suas relações desenvolverem-se em sentidos que quer conhecer.
E no argumento que surgem os pontos menos fortes do filme, mesmo que o filme emocionalmente seja proximo do espetador, numa boa criaçao natural da personagem central em termos narrativos e de dialogo o filme e superficial e tem muitos atalhos sem saida, que o tornam moralmente pouco claro.
A realização e pouco imponente num filme contudo com nenhumas prespectivas de sucesso neste patamar, uma realizaçao de um pouco experiente jovem que tambem nao ficara na historia neste filme.
O cast tem na sua protagonista a força do filme, ou seja mesmo que funcione melhor na leveza dos momentos do que na intensidade muito graças ao papel a si dado acaba por ter o filme na mão. Nos secundarios Mardsen ganha na intensidade do papel, Danes na optima forma fisica e sensualidade inocente que encaixam bem na personagem embora menos convincente nas exigencias dramaticas da personagem

O melhor - A personagem central e a proximidade emocional que cria com o espetador.

O pior - Alguma confusao moral do proprio filme

Avaliação - C

No comments: