Friday, August 16, 2013

I give it a year

Richard Curtis ao longo do tempo tornou-se ligado ao Studio Canal uma das referencias das comedias romanticas britanicas que nos ultimos quinze anos deram á luz alguns dos melhores filmes do genero e uma referencia no mesmo. Para o ano 2012 e sem grandes figuras trouxe-nos mais um filme no mesmo sentido sobre amor e relacionamentos e amigos, o filme ficou longe dos melhores sucessos do produtor principalmente nos USA onde apenas agora conseguiu ser divulgado e em mercado limitado, por outro lado tambem criticamente o filme foi um desastre longe do sucesso que tambem neste parametro a produtora ja conseguiu.
Sobre o filme podemos desde logo dizer que o fundamento e o teor da produção esta bem patente e proximo do que o passado ja nos trouxe ou seja um casal consitituido por elmentos bem distintos uns dos outros e um contexto pronto a por a prova a relação, assim o filme rapidamente entra num quadrado amoroso, que torna o filme demasiado permissivo a determinados pontos faliveis que o contaminam, principalmente pela falta de quimica entre os casais naturais e pelo facto de em grande parte a graça do filme vir sempre dos secundarios alias o que e normal nesteprodutor.
E o filme acaba por perder muito por nunca trabalhar a quimica do casal como um quadrado perdendo grande parte do filme a dar o desacerto em deterimento do lado melhor de cada um e ai o filme perde alguma intensidade. Mesmo assim tirando a lamechice pegada de o Amor Acontece o filme tem a sua simpatia funciona em momentos em alguns pontos como na relação odio da irma da protagonista o que faz com que o filme seja mais proximo daquilo que se pode esperar duma comedia romantica.
Ou seja um filme simples que funciona em momentos que nos consegue dar algumas gargalhadas principalmente pelo sem sentido de determinados pontos, mas que em outros parece demasiado preso a pontos que não funcionam dando um sentido misto no final do filme.
A historia fala nos de um casal que decide casar depois de nove meses de relacionamento e ai com o passar do primeiro ano de casados percebe que a sintonia nao e a esperada e que todos tem interesses diferentes que irao colocar a relação em chek
O argumento tem pontos fortes principalmente no detalhe circunstanciais nos secundarios na forma como estes entram no filme, mas perde na dinamica e na forma como as perosnagens dentro dos casais e mesmo a sua interação ao limitadas.
A realizaçao e a tipica britanica neste tipo de produção com um caracter pouco trabalhado e pouco esttico serve como obreiro do filme e pouco mais.
No cast poucas figuras de referencia Farris funciona bem no registo melhor do que Bryne, no lado masculino os protagonistas sao funcionais sem deslumbrarem num filme que tambem pede pouco.

O melhor - A forma como o filme acaba por ser simpatico

O pior - Perder tempor demasiado no lado mau da relação central

Avaliação - C+

No comments: