Tuesday, August 20, 2013

White House Down

Se existe tema que este ano tem preenchido alguns dos blockbusters dos EUA esse tema foi os ataques à casa branca e mais concretamente à legitimidade deste mesmo pais. Dois títulos diferentes sobre o mesmo assunto deram á luz com resultados diferentes. Pese embora este titulo tivesse mais meios, um realizador mais conceituado na arte de fazer grandes filmes e talvez um melhor elenco os resultados foram comercialmente mais positivos tendo em conta as expectativas para o primeiro filme de Fuqua, o que tornou este filme num fracasso relativo já que também criticamente num terreno normalmente mais pantanosos para Emmerich o filme também teve dificuldades em resultar.
Sobre o filme podemos dizer que é engraçado como dois filmes muito semelhantes de produtoras diferentes podem sair num curto espaço de tempo, parece que o trabalho de casa dos produtores não foi bem executado. Sobre a qualidade do filme podemos dizer que eles se assemelham em grande parte. Este filme ganha no seu inicio pela sua simplicidade de blockbuster sem grandes ambições, mas acaba depois no seu desenvolvimento por se tornar demasiado pastoso, previsível e mesmo a intensidade emocional nem sempre ser a mais forte.
Ou seja estamos perante um filme obvio previsível, num cinema cada vez mais exigentes para os seus produtos mais caros parece-nos claramente que este filme e um parente pobre mesmo na forma com que a filmiografia de Emmerich já nos trouxe, tem o sentimentalismo típico americano mas o filme perde.se ao longo do tempo com longas sequencias de acçao e um timing muito alem do desejado.
É obvio que a avaliação do filme fica claramente posta em causa pelo facto de já termos visto antes um filme muito semelhante, mais simples, com menos ambições, mas ligeiramente mais eficaz, com um elenco menor mas ao certo um filme mais directo ao ponto. Aqui temos um filme mais sentimental com a introdução do elemento juvenil mas na essência são dois filmes demasiadamente iguais.
A historia do filme simples um pai que sonha proteger o presidente nos EUA numa visita guiada com a sua filha encontra-se no meio de um ataque à Casa Branca e acaba por ser ele que se encontra com o presidente e tenta salvar não só a vida deste mas a sobrania do pais.
O argumento e o obvio, alias neste tipo de filmes parece não existir um espaço próprio para a criatividade e por sua vez para o risco, parece sempre que o filme é igual e que já vimos filmes semelhantes pelo menos uma vez por ano. Não se preocupa em grande parte com personagens nem diálogos sendo a sua acção pura a única preocupação.
A realização a cargo de um experiente Emmerich mas que se encontra em fase descendente da carreira não é propriamente aquilo que noutras ocaisões já visualisamos parece sempre ser um filme algo deslocado sem a espetacularidade que poderia ter, apenas a forma rigorosa com que contextualiza a casa branca pode ser meritória.
O cast tem em Tattum um herói de acção natural um dos em melhore forma actualmente embora as suas escolhas condicionem uma carreira que poderia ter outra dimensão com escolhas mais arriscadas e de um grau de dificuldade maior, ao seu lado Foxx num papel mais simpático e comercial depois de ter reconquistado o publico no seu Django, não tem um papel exigente mas funciona dentro do esperado.

O melhor - A introdução do filme como objecto de entretenimento

O pior - O desenvolvimento e demasiado pastoso.

Avaliação - C

No comments: