Sunday, August 18, 2013

Prince Avalanche

David Gordon é daqueles realizadores que após ter conseguido um exito num estilo de comedia muito propria depois do mesmo nunca mais conseguiu o mesmo exito mesmo tendo sempre apostado no mesmo estilo de humor e mesmo nos mesmos actores. Para este ano um filme diferente mais intimista, mais independente, pese embora os figurinos sejam semelhantes. O resultado pese embora comercialmente o objecto não seja tão atrativo com pouca expansão em cinemas em termos criticos o filme acabou por se tornar um sucesso dos poucos num ano que até ao momento tem sido algo penoso nas avaliações.
Sobre o filme existe dois pontos que devem desde logo ser louvados desde logo a homenagem a profissoes que muitas vezes são pouco abordadas mas cuja dificuldade vai muito mais alem do que propriamente a dureza das tarefas exigidas e no filme e bem perceptivel a exigencia psicologica da mesma, nos dois personagens e por outro lado a grande relação que o filme estabelece entre personagens tao distintas mas que funcionam principalmente nos dialogos por eles mantidos como uma mais valia de todo o filme.
E obvio contudo que ao ser um filme silenciosamente intimista existe pontos principalmente numa comedia que sao deixados de lado como a força a intensidade e mesmo no funcionamento comico, ou seja muitas vezes e um filme que assistimos silenciosos mesmo que por vezes nos pareça que existe o objectivo de soltar uma graça mas que quase nunca nos parece ter o efeito pretendido, e que se torna num calcanhar de aquiles do proprio filme.
Mesmo assim estamos perante um filme arriscado na maior parte do tempo original, não é um poço de sedução nos seus principios mas que funciona naquilo que se propoem com alguma facilidade, muito devido a interatividade das duas personagens, pode nem sempre ser um filme facil que agrada de incio mas no fim percebemos bem que a mensagem do filme foi bem transmitida e assimiliada pelo espectador.
A historia fala de dois cunhados, ou quase cunhados que se encontram a trabalhar na melhoria de estradas que foram danificadas por incendios em zona quase desertas de uma america quase nunca partilhada, para alem da dureza e rotina do trabalho, a distancia torna-se o principal problema no ajustamento dos dois a tudo o resto tendo em conta a personalidade contrastante de ambos.
O argumento e feliz, nem tanto na historia em si que vale mais pelo sentimento e homenagem do que propriamente pela originalidade impressa, mas tem como grande valor o caracter simples mas forte dos dialogs mantidos pelas personagens uma mais valia para todo o filme.
A realizaçao e simples e funcional, muitas vezes o silencio e a mais valia para dar o caracter isolado das personagens e nisto o filme funciona bem, mesmo na parte final na extroversão o filme e capaz.
O cast e escolhido de forma obvia, Rudd consegue sempre funcionar bem no registo bobo e aqui mais uma vez e o que nao e propriamente a lufada que como actor precisava e por outro lado Hirch um actor em busca do grande papel que podia ser com outra dimensão o filme que precisava

O melhor - A homenagem clara do filme.

O pior - Alguma graça que o filme nao tem

Avaliação - B-

No comments: