Saturday, August 24, 2013

Pain and Gain

Michael Bay é um dos realizadores mais odiados de Hollywood pelo seu espirito de realizador de blockbusters monstruosos em gastos mas muito parcos em ideias. Dai que tenha surpreendido a sua escolha neste filme sobre um caso de um grupo de culturistas que na ambiçao acabaram por se tornar temiveis homicidas. Assim e pese embora a mudança de genero ainda não foi desta que Bay num filme mais modesto conseguiu convencer a critica com avaliações mistas, mas acima de tudo perdeu o seu bastiao com resultados de bilheteira longe daquilo que consegue nos seus filmes habituais o que tambem poderia ser previsivel ja que nao estamos num seu filme habitual.
Sobre o filme existe desde longo a salvaguarda que estamos longe do que podemos achar ser um filme de Michael Bay, e isso acaba por ser positivo por ser um filme mais modesto, mais centrado na historia e muito menos na qualidade produtiva o que o torna por si so um dos melhores filmes da sua filmiografia o que contudo nao diz muito. Podemos dizer que o filme tem dinamica, funciona bem como comedia, principalmente na caracterizaçao e nos dialogos das personagens, principalmente a de Paul, o elemento mais interessante em todas as dinamicas do filme. Mas o problema e que existe duvidas que se queria fazer uma comedia sobre um filme sobre homicidas que realmente existiram ou sobre um filme que pertende ser factual, o que nunca consegue de maneira alguma ser.
Ou seja se estivessemos sobre uma comedia negra criada para o cinema poderiamos encontrar um melhor gosto na forma como o filme funciona, numa adaptaçao de uma historia real com o seu peso e acima de tudo pouco ligeira parece no minimo algo exagerada a forma como o filme gere o seu tom, ou mesmo na forma com que nao se define como um policial ou mesmo como comedia pois incrivel que pareça funciona semppre bem melhor na segunda.
A historia fala de um grupo de culturistas que se encontra num ginasio e decide ganhar a vida de forma simmples ou seja com a força raptar um dos seus mais ricos clientes de ginasio e obriga-lo a passar tudo para o nome deles, mas o projecto rapidamente sai fora de controlo.
O argumento parece funcionar bem melhor nos elementos de ficção parodiantes do que propriamente como elementos veridicos e historicos e esta dictomia acaba por ser algo prejudicial para o filme ja que nunca o define, pese embora as personagens e os dialogos tem qualidade numa vertente humoristica e satirica.
Bay pode ter muitos problemas mas a forma como realiza os seus filmes não e um deles, sabe utilizar meios, dai que com um filme mais complexo e dimensional a sua realizaçao seja bem mais interessante e capaz, neste filme tem estilo proprio,sem fugir ao seus planos habituais de baixo, que neste filme resultam e nao parecem tao sem sentido.
O cast e na minha opiniao o mais bem trabalhado pelo realizador Whalberg esta em boa forma numa personagem nem sempre facil, onde ele a encarna com a prespectiva de loucura e inocencia extremamente convincente. Mckie num nivel menos vistoso tambem encarrna bem numa personagem distante do que costuma fazer e por fim The Rock omnipresente neste ano demonstra mais uma vez que e uma exceleente surpresa no mundo da comedia, onde funciona bem melhor do que na açao

O melhor - A personagem Paul e o seu pouco sentido permanente.

O pior - A forma com que uma historia real e tratada de forma demasiado ficcional.

Avaliação - B-

No comments: