Thursday, July 20, 2006



Piratas das Caraibas: O Cofre do Homem Morto

Starring:
Johnny Depp, Orlando Bloom, Keira Knightley, Jack Davenport, Bill Nighy
Directed by:
Gore Verbinski

Se existe filme no qual se pode estabelecr um grande paralelo com o Gigante Titanic, é a saga dos piratas, afundado antes da estreia, devido a um precedente recheado de piratas fracassados, o primeiro titulo sa serie, rapidamente se tornou um fenomeno enorme de bilheteira, tendo sido amado por grande parte dos espectadores, dai que este cofre do Homem, morto se tornou um dos filmes mais aguardados de sempre, estando neste momento a bater todos os records de bilheteira por todo o mundo, tornando-se num sucesso quase sem precedente. Mas a que se deve toda esta loucura em torno dos piratas.
POis bem o principal factor chama-se Jack Sparow, uma das melhores personagens da historia do cinema, incrivelmente criada e interpretado pelo maior actor da actualidade Johnny Depp, e depois a capacidade inegualavel de o filme, simplesmente criado enterter como nenhum outro o espectador de principio ao fim. Manter o nivel de um magnifico primeiro filme, e complicado, e quando nao se tem o factor surpresa ainda mais complicado é.
Este segundo filme, perde relativamente para o primeiro em grande parte dos aspectos, desde logo a acção e o entertenimento são muito menores, o proprio argumento nao seduz muito, contudo tem um ponto que aumenta em grande parte o que havia sucedido no primeiro filme, que e a capacidade de surpreender, ou seja o filme torna-se menos infantil, para se tornar mais adulta, mais metaforico, e acima de tudo mais sobrenatural. Jack Sparrow ganha mais protagonismo, as personagens costumam mais uma vez uma dualidade egoismo amizade, entrando um enumero pontos de novas aberturas narrativas, prespectivando e deixando quase tudo em aberto para o ja programado e efectuado terceiro capitulo.
è um filme supreendente, técnicamente muito bem produzido, com primores tecnicos de primeiro ordem,e magnificamente realizado, mostrando que poucas series de blockbusters tem esta qualidade.
A nivel de argumento apesar de talvez nao resultar tão bem como o primeiro torna-se um capitulo acima de tudo diferente ja que opta por apostar numa maior profundidade narrativa, sendo o complemento perfeito ao primeiro filme.
Mas o grande ponto do filme é JOhnny Depp, este Jack Sparow, e daqueles papeis para a eternidade, para alem disso a quimica que manifesta com todos os outros actores e brilhante, até com os proprios vilões, é daqueles actores que faz tudo correr bem, fazendo actores secundarios como Bloom parecerem ter mais qualidade do que aquilo que tem
Enfim o filme mais esperado do ano, que apesar de nao desiludir peca por nao ter o ritmo do primeiro, mas por outro lado da uma vartente mais adulta a esta serie, e aguça o bico para o que vem ai no terceiro capitulo

O Melhor - Nos piratas so podia ser Depp

O Pior - Ao ser um filme de transição é demasiado aberto,e isso deixa sempre alguma desilusão e ansiedade no ar.

Avaliação - B

No comments: