Friday, July 14, 2006


Hard Candy

Starring:
Ellen Page, Patrick Wilson, Sandra Oh, Jennifer Holmes, Gilbert John
Produced by:
Jody Patton, Rosanne Korenberg, David Slade

Antes de mais e importante frisar que estamos perante um dos filmes mais corajosos do ano, primeiro porque nos tras assuntos anteriormente considerados tabus para o cinema como a pedofilia, e por outro porque adopta uma toada narrativa algo dura e doentia, frisando a cada segundo que passa os defeitos das suas personagens principais.
A história é basica, uma adolescente com sede de vingança seduz um pedofilo, para ai o torturar e vingar do seu passado, e pouco mais se passa no filme, ja que grande parte deste é centrado na tortura em si, e acima de tudo no caminho da confissão do pedofilo em causa. As imagens do filme são desconcertantes, a forma como a narrativa se vai desenvolvendo e demasiado penosa, ou seja depois de um inicio a bom ritmo, o filme parece que encontra uma operação stop, sendo que a partir desse momento não mais se desenvolve. Voltando a adquirir algum ritmo no final do filme. Também o numero de personagens parece-nos limitar uma narrativa complexa, já que quase toda a historia se limita a duas personagens centrais e a sua relação.
Este tem sido um dos filmes mais assinalados pela critica, nem tanto pela sua qualidade mas mais pela pertinencia e actualidade da sua história, sendo que Slade tem sido anunciado como um novo valor a dispertar no cinema actual.
De referir ainda um cast muito bem enquadrado no filme, sendo das melhores intrepetações do ano ate ao momento, com particular destaque para Wilson, que depois de prestação muito Kenizada em Fantasma da Opera, volta as boas prestações que lhe deram reconhecimento principalmente em anjos na america.
Enfim um filme extremamente ambicioso que centra na sua historia de base, e nao num enrredo continuo, mas estamos perante um filme interessante e importante em trazer novos temas para o cinema...

O Melhor - A forma como o tema e enquadrado, e a coragem para assumir um tema como a pedofilia

O pior - O filme em grande parte do tempo nao avança, sendo demasiado semelhante entre espaços.

Avaliação - B-

No comments: