Sunday, July 16, 2006


The Producers

Starring:
Will Ferrell, Nathan Lane, Matthew Broderick, Uma Thurman, Gary Beach
Directed by:
Susan Stroman

Os musicais têm estado em alta nos ultimos anos no cinema americano, depois do impulso dado por Moulin Rouge, e pela consagração atingida por Chicago, cada vez mais assitimos a apostas claras neste género. Em 2005 a aposta surgiu pela mão do comeidante Mel Brooks, que tentou adapatar a sua comedia The Producers ao cinema, mas sem a realizar, limitando-se a produção. Trata-se de um musical dentro do proprio musical, satirizando o mundo da Brodway, e acima de tudo as artimanhas que estão do lado não visivel do espectaculo, recorrendo a piada fácil, e ao humor físico. A aposta era elevada, tentando por um lado conquistar o publico e a critica, e quem sabe dar uma perninha nos premios. Estes objectivos foram claramente falhados primeiro porque o filme falhou escandalosamente na bilheteira, segundo porque a critica se dividiu, e por outro porque apesar das nomeações para os globos de ouro o filme, nada mais conseguiu relativamente a premios. No que diz respeito á qualidade do filme, e apesar da critica e satira inteligentemente presente, trata-se do musical menos bem conseguido dos ultimos tempos, primeiro porque a comédia musical esta desactualizada,e acima de tudo por um cast extremamente irritante, apesar de no fundo estar muito bem produzido e realizado.
A historia centra-se na tentaiva de dois produtores de musicais fazerem a pior obra de sempre para assim obterm lucro, ai começa os preparativos para a peça, com muita musica a mistura.
O argumento é bem efectuado na maneira global, dentro dos padrões tipicos dos musicais,e a realização e os cenarios muito bem elaborados de um ponto de vista técnico.
Relativamente ao cast, de salientar a magnifica personagem de Will Ferrel, capaz dos grandes momentos de humor do filme. Uma Thurman brilha no que diz respeito a sensualidade com que desempenha Ulla, ja a dupla de protagonistas Lane e Brodwick, são dois dos actores mais irritantes de Holywood, sendo icons da comedia desactualizada. Se por um lado Lane enquadra se bem no papel, brodwick gasta um papel que poderia ter outro brilho, com outro actor de qualidade.
Enfim outro musical, desta vez sob forma de comedia, longe do brilhantismo dos anteriores, mas acaba por ser um filme a ver.

O Melhor - a critica aos produtores de holywood, repleta de coragem

O pior- A personagem de Brodwick demasiado ridicula, para um filme que quer ser serio

Avaliação C+

No comments: