Sunday, July 02, 2006


Cars - Carros

Starring:
Owen Wilson, Paul Newman, Bonnie Hunt, Richard Petty, Cheech Marin
Directed by:
John Lasseter, Joe Ranft

O mundo cinematográfico, fica ansioso todos os anos com a aposta da Pixar,a nivel cinematográfico, sendo actualmente a maior produtora de cinema de animação, e acima de tudo a quase unica fonte de rendimento dos gigantes da Dysney.
E se todos os anteriores filmes da Pixar, vieram marcar uma revolução no cinema de animação, fortalecendo o genero com potencialidades quase inesgotaveis. Nos ultimos tempos e talvez devido a forte concorrencia de outras produtoras, os esforços da Pixar ainda foram mais fortes, lançando filmes ao mesmo tempo divertidos, como moralistas e acima de tudo crescidos e com grande maturidade.
Se bem que a tentativa da critica americana, tentar ficar contra um filme dos estudios, e que tentaram inicialmente com este Carros, contudo a qualidade inerente ao filme acabou por rapidamente esconder as vozes mais descordantes sobre a qualidade do filme. Pena e que os filmes em geral nao estejam actualmente ao nivel da qualidade de animação que se tem feito, e que estao a tornar o genero como o mais poderoso do cinema.
Se todos pensaram que o topo tinha sido atingido em Toy Story 2, ou mesmo nos incriveis, também neste lote temos que incluir CARS, um filme pedagogico, tradicionalmente divertido, e com uma capacidade de demonstrar formas de vida mais importantes do que as proprias acções pedagogicas dos pais.
È redundante considerar Carros um filme para crianças, já que nos parece que o argumento e demasiado complexo, e sublinha diferentes aspectos da moral humana, por vezes inexistente em filmes e filmes lançados em Hollywood.
A tentativa da pixar em caracterizar as nossas vivencias e o ser humano, recorrendo a mundos paralelos, mais uma vez e o ponto de base do filme, recorrendo neste caso ao mundo dos carros. O filme é complexo, original, engraçado, e acima de tudo atinge o maximo a nivel de tecnologia... Pensavamos ate ver este filme, que nada disto seria possivel. ou seja a qualidade tecnologica do filme e do melhor que assistimos ate hoje, atingindo niveis inimaginaveis.
As escolhas para as vozes sao certas, sendo o filme repleto de situações engraçadas e que apelam a cultura geral e a paralelismos recheados de humor.
Enfim um daqueles filmes, que todas as crianças e adultos deveriam ser obrigados a ver, para por um lado observamos o caos social em que caimos,e aprendermos um pouco a enquadrar melhor as nossas formas de pensar e agir

O Melhor . A moral do filme, ou seja sublinha tudo que devemos sublinhar na nossa vida

O Pior - E demasiado longo para um filme de animação, poucas crianças podem aguentar quase duas horas de filme

Avaliação A-

1 comment:

Susana Fonseca said...

Desafio cinematográfico...