Tuesday, July 11, 2006


Doogal . Franjinhas e o Carroussel Magico

Starring:
Daniel Tay, Jimmy Fallon, Jon Stewart, Whoopi Goldberg, William H. Macy
Directed by:
Butch Hartman

Quando a animação é cada vez mais o fruto mais apetecido do mercado cinematografico, observamos a cada vez maior tendencia das produtoras lançarem os seus trunfos tentando fazer frente aos colossos da pixar e Dreamworks, algumas têm tido bons resultados nestas tentativas outras nem tanto. Mas o caso mais desastroso encontra-se pela Weinstein Company, que apostou nas personagens britanicas da conhecida serie Doogal, e tentou vende-las soba forma de filme, contudo os resultados foram devastadores, já que unido a uma fraca recepção do publico, observou-se as piores criticas possiveis para um filme de animação, ou seja a falta de continuidade do filme. Outro factor que nao favoreceu o filme foi os constantes atrasos na estreia nos Eua, que conduziu a uma estreia quase despercebida pelos americanos.
Mas o filme é assim tão fraco, a resposta a esta pergunta tem de ser positiva, principalmente quando comparamos com outros titulos do género. A narrativa e incoerente e pouco apelativa, tendo por diversos momentos uma narrativa e um fio condutor recheado de buracos, parecendo ter sido escrito por um menor de 5 anos de idade. Depois a falta de interesse das personagens, com tiques irritantes e acima de tudo sem graça nem qualquer aproximaçao das crianças, tendo o seu espoente maximo no proprio Doogal, a personagem mais irritante do cinema de animação dos ultimos anos.
A nivel de produção apesar de minimamente eficaz, fica a anos luz do primor atingido por outros estudios, principalmente a pixar, mas nao e neste ponto que o filme fica a perder.
A escolha do cast para as vozes, mesmo sem grande brilhantismo, acho que esta bem efectuado, com particular destaque as John Stewart, Ian Mckellan e Jimmy Fallon, que fazem esquecer a tambem irritante voz do protagonista.
Enfim um filme de animação que vem demonstrar que se pode falhar neste campo basta as pessoas que o lideram terem pouco talento na capacidade de contar uma historia, ou então que a historia contada seja demasiado fraca para se apostar.

O melhor . As dicas cinematograficas que as personagens vão lançando, protagonizando os raros momentos de humor do filme

O pior - A historia assentar em personagens demasiado fracas mesmo para crianças, que sabem que existe produtos bem melhores ao pontape, basta escolherem outro filme que nao este

Avaliação - D+

No comments: