Sunday, July 23, 2006


An America Haunting - Assombrados: Uma Historia Americana

Starring:
Rachel Hurd Wood, James D'Arcy, Sissy Spacek, Donald Sutherland, Matthew Marsh (II)
Produced by:
Nelson Leong, Simon Franks, Zygi Kamasa

Nos ultimos, anos temos vindo a assistir a um "caixote" de produtos de Pseudo terror, baseados em possessão de pessoas por parte de espiritos, ou mesmo estes a serem os assassinos, isto com base numa renovação do mito "Exorcista", so que esta nova vaga, vem fora de epoca, onde o medo do além não e assim tao elevado, onde as pessoas preferem o explicavel ao mundo do além. E se inicialmente estes filmes funcionaram bem, o que actualmente vimos a assistir e uma degradação deste tipo quer em bilheteira mas principalmente criticamente, e acima de tudo porque a qualidade destes filmes e claramente muito ma, sendo do pior que as grandes produtoras apostam na actualidade.
Na verdade este filme, parece uma obra repetida em dezenas de outros filmes que sairam nos ultimos anos, a historia e sempre a mesma, familia atromentada pelo alem, alterando apenas a ligação entre as personagens e esse ser misterioso, ou mesmo o desenlance da trama. Contudo penso que este filme ainda vai ao mais ao fundo do que os outros ja que por um lado a historia e confusa e pouco envolvente, o ritmo do filme e quase inexistente, o "terror" nunca existe, falhado em toda a linha, sendo uma das obras mais fracas e terrivelmente contruidas dos ultimos anos, Nada salva este filme, nao tem dialogos, as personagens nao existem, sendo maionetas ao serviço de imagens tb elas inexistentes, nao provoca reação no espectador, apenas a incriçao baseado em factos veridicos pode inquietar. Enfim um total falhanço em todas as linhas, num genero tode ele envolto em fraca qualidade este produto vem ainda ser mau dentro do mau.
O argumento nao existe nao sendo mais que uns momentos de loucura da personagem central, e as reações normais dos seus familiares muito pouco coeso e com mais buracos que um queijo suiço.
A realização, acaba por ser o melhor ponto do filme com bons planos que permitem um bom enquadramento de imagens.
Os efeitos especiais sao os normais neste tipo de produção sem grandes inovações.
Quanto ao cast e triste observar vencedores de oscars de academia despredicarem carreira com filmes como estes que nada beneficiam o seu caminho, ja relativamente a menor Wood, depois de Peter Pan, tenta de novo surgir no panorama americano de cinema, com um filme onde ela é figura central, se bem que sem grandes momentos.
Enfim mais um filme para contribuir para a necessidade de hollywood nao distribuir mais filmes deste genero porque eles neste momento so servem para promover aqueles que falam mal dos argumentos vindos de Hollywood.

O melhor . Alguns planos bem conseguidos, sublinham-se numa total falta de tudo

O pior - O existir alguem capaz de distribuir um produto tao fraco como este e ter a coragem de o estrear em wide e fora dos EUA.

Avaliação - D-

No comments: