Friday, July 21, 2006


Where the Truth Lies

Starring:
Kevin Bacon, Colin Firth, Alison Lohman, Rachel Blanchard, David Hayman
Directed by:
Atom Egoyan

É impossivel falar deste filme sem falar da polemica que o procedeu, isto porque o sistema de qualificação norte americano queria cortar alguma das cenas mais quentes do filme, para que este nao fosse classificado com a classificação etaria maxima, mas ao contrario de outras produtoras esta não cedeu, sendo que o filme foi lançado na sua primeira versão, neste preciso momento o sucesso comercial (que dificilmente tendo em conta a distribuidora seria elevado) ficou posto em causa. Sobrava os criticos, mas também estes tentam normalmente afastar-se da polémica ignorando quase por completo este filme. Mas so vendo o filme podemos encontrar razões para a persistencia dos estudios em manter uma cena de menage a troi, entre Bacon, Firth e Blanchard, já que esta torna-se o vertice superior do filme, e sem o qual nada teria sentido.
O filme é um thriller agradavel, abrangendo temas como a amizade, companheirismo e acima de tudo sucesso, tem alguns toques de policial, sendo a ainvestigação a cargo de uma escritora encarregada de elaborar a biografia de uma dupla de apresentadores de grande sucesso nos Eua, mas que tinham precocemente desaparecido misteriosamente do ar. O filme e agradavel, com uma narrativa recheada de twists interessantes, a que joga contra algum cinzento e falta de chama e ritmo que precorre o filme todo, mas que vai ganhando interesse com a passagem das diferentes fases do filme.
Numa altura em que o misterio nos parece posto de parte em grande parte dos argumentos de hollywood, este filme vem numa linha de titulos muito frequentes no inicio da decada de 90.
O argumento apesar de ter aspectos pouco coesos e bastante interessante e bem articulado no todo.
O cast, acaba por apostar em actores tipicos de filmes de estudios de segunda linha, como o talentoso Bacon, já a escolha de Firth parece-nos uma tentativa deste sair dos padroes demasiado rigidos das personagens cinzentas do cinema britanico que nos tem oferecido, acabando pos surpreender. Mas o brilho total das actuações vai para a multifacetada Lohman, capaz de interpretar uma mulher adulta como uma menor de 14 anos, já que tem uma juvenilidade imperssionante contrapondo com uma maturidade interpretativa interessantissima, pena e que a sua carreira depois de Big Fish e Amigos do alheio, tenha perdido o fulgor que este talento merecia.
Enfim um filme que a polemica marcou no mapa,e que talvez com outro estudo poderia ter ido bem mais longe.

O melhor: O argumento ainda consegue inquietar e surpreender o espectador

O pior - O ter-se assumido como um thriller erótico, faz com que algumas sequencias do filme, nada traga de benefico para o filme a nao ser a polemica

Avaliação - B-

No comments: