Wednesday, July 26, 2006


Click

Starring:
Adam Sandler, Kate Beckinsale, Christopher Walken, David Hasselhoff, Sean Astin
Directed by:
Frank Coraci

De há uns anos para trás Adam Sandler tornou-se um dos comediantes mais poderosos de Holywood, principalmente depois do brilhante Wedding Singer, uma das melhores comedias de sempre. Aliado a este facto Sandler constituiu uma produtora responsavel por uma serie de filmes desempenhado pelos seus actores habitues como Schneider entre outros. Se na sua maioria os filmes da sua produtora sao do mais fraco que se faz am Holywood, o que e certo é que Sandler sabe guardar os melhores produtos para si (com a excepção do fraquissimo Little Nicky), aliado normalmente a bons realizadoes e a actores conceituados o que é certo e que Sandler tem se tornado um dos comediantes mais amados e com melhores resultados no Box Office (se bem que existiu tentativas de ser mais serio como em Embriagado de Amor, mas que tiveram longe de resultar). Contudo este filme tem uma grande vantagem perante todos os anteriores é ter inerente uma moratória enorme, bem como uma lição pedagogica extremamente necessaria e contextualizada nos nosso dias, contudo o aspecto humoristico do filme ´extremamente debil. Parece-nos que se Sandler nao se preocupasse tanto em fazer uma comedia e arriscasse um Drama o filme teria resultado na perfeição, se bem que ai necessitaria de alguns retoques e principalmente de outra toada.
O filme tem se tornado mais um sucesso de bilheteira, a que nao tera sido indiferente a excelente ideia do filme, que começa a um nivel muito fraco quer de historia quer de desenvolvimento, mas que acaba num ritmo alucinante e com uma maturidade e profundidade muito elevada e surpreendente tendo em conta os objectivos do filme em questão. E daqueles filmes que nos faz pensar, mais que talvez rir, e um filme pesado mais do que a suavidade de uma comedia. E um filme ambiguo que por um lado é extremamente superficial e mal feito, como atinge as nossas preocupações. Enfim um filme dicotómico que podemos dizer que estraga tudo nos primeiros 45 minutos ou então que e extremamente bom nos segundos. Se bem que o happy ending necessario a estas comedias acaba permitir o final ideal para este filme, adicionando dois minutos dispensaveis.
O argumento a partida engraçado, não o é, mas por outro lado a falta de seriedade do mesmo vai se descobrindo com o evoluir do filme.
O cast parece-me no geral bem conseguido, se por um lado Beckinsale e linda em tudo que faz, por outro Walken tem uma aparição muito bem conseguida, falha mais uma vez sandler que demonstra muitas fraquezas na intrepretação como ja o fizera em anteriores titulos, ou seja pode ser bom produtor mas tenho muitas duvidas do seu talento como actor. De referir o aparecimento de Hassellof extremamente estranho neste filme.
Enfim um filme com uma moral elevada e muito fortemente atingida, e que so fracassa pelo facto de tentar ser um filme leve quando nao devia ser. Um dos filmes mais dificeis de avaliar que ja vi, pela sua dictomia.

O melhor - A lição de vida que o filme nos dá... faz-nos pensar

O Pior - O ser um filme tipico do adam Sandler cheio de piadas pouco conseguidas, e a suavidade demasiado macia que este filme não necessitava

Avaliação - B-

No comments: