Sunday, July 16, 2006


The Ice Harvest

Starring:
John Cusack, Billy Bob Thornton, Connie Nielsen, Oliver Platt, Randy Quaid
Directed by:
Harold Ramis

Harold Ramis, ganhou uma garnde fama em Hollywood, como actor dos Goushbusters, contudo também como realizados ja deixou algumas marcas no cinema principalmente como "Analize This", contudo na tentativa disfarçada de tentar fazer um filme mais sério, sendo que existe uma tentativa de elaborar uma comedia negra, este Ice Harvest aparece como uma história de dois homens que tentam fazer o golpe a um especie de padrinho da máfia, de uma pequena cidade do kansas, marcada por casas de alterne e de Sripp. A tudo isto junta-se uma epoca natalicia capaz de matar este espirito a qualquer espectador.
O filme fracassa em quase todos os niveis, primeiro a narrativa e demasiado confusa com imensas personagens paralelas, depois o seguimento narrativo do filme carece muitas vezes de logica, mesmo as relações com as personagens nunca são bem clarificadas ficando o espectador muitas vezes perdidos, a tentativa de surpreender o espectador sai tambem frustada, porque na altura das revelações este ja entendeu á muito o que se esta a passar, e acima de tudo a base do filme é incapaz de suscitar interesse em quem quer que seja.
Temos de agradecer aos estudio portugueses pela fraca distribuição do filme, já que penso que este filme é um daqueles produtos que ate poderia alimentar algumas expectativas com um bom trailler, mas que iria defraudar todos que o visualizassem. Daí nao se surpreenda a fraca carreira comercial do filme em todos os locai em que foi lançado.
O ponto forte do filme, á priori, acaba por também raramente resultar, já que o cast apesar de recheado de figuras de primeira linha como Cusack, Thorton e Nielses, apenas Thorthon consegue ter momentos positivos, marcados pelo seu sarcasmo e frieza quase doentia que encaixam bastante bem na sua personagem, Nielsen apesar de transbordar sensualidade já nao tem o fulgor de outros tempos, e Cusack demonstra mais uma vez a sua falta de versatilidade sendo o inutil em todos os filmes que faz.
Enfim um daqueles thrilles fracos, onde o argumento e uma manta de retalhos de fraca qualidade, e que não serve de inspiração a quem gosta de bons argumentos neste género.

O Melhor: Algumas tiradas de Thorton e do seu Vic, onde consegue por espaços atingir o humor negro que o filme queria.

O pior - O argumento, confuso, com falta de objectividade e sem interesse... muito fraco.

Avaliação - D+

No comments: