Em pleno natal e férias religiosas a Angel, sedenta de valor financeiro que tem sido dificil de descobrir depois dos sucessos iniciais trouxe a historia de David numa animação tentando chegar aos mais pequenos com as historias religiosas universais. Este filme sob o ponto de vista de um musical ficou-se por criticas medianas, mesmo assim melhor do que habitualmente a Angel em real action consegue fazer. Do ponto de vista comercial, não sendo uma explosão foi um filme bem conseguido que confirma que os mesmos conseguiram tornar efetivo o seu plano comercial.
SObre o filme podemos dizer que temos uma produçao estetica sofrivel, com bonecos que parecem saidos de um jogo de computador do inicio do milenio, e ai denota-se muito a dificuldade de produtoras mais pequenas em chegarem ao patamas dos maiores. Do ponto de vista narrativo o sublinhado religioso, as musicas habituais e muito pouco de novo num filme para preencher um calendário claramente liturgico.
A abordagem do filme é simples, muita honra, muitas emoçoes nobres, mas muita rigidez, num filme longo, que não aproveita a espetacularidade de algumas das batalhas que trata para dar ritmo ao filme, sendo a luta mitica entre David e Golias limitada a dois minutos de pouco ou nenhum desenvolvimento, o que para um filme mais de uma hora e quarente e cinco minutos parece um disparate na organização de tempo.
Por tudo isto e mesmo tendo conhecimento que a Angel nunca procura propriamente um cinema muito denso, temos um filme que poderia principalmente do ponto de vista tecnico ser mais trabalhado. Musicalmente, uma dimensão que o filme dá importancia fica sempre a ideia de um filme que se perde um pouco na repetição da melodia.
A historia segue David, um jovem que é escolhido como sucessor do trono que a sua coragem conduz a desafiar o temivel Golias, mas que o seu povo recusa depois de perceber que ele escondeu o segredo da sua escolha.
O argumento é a historia conhecida, mas fica claramente a ideia que é um tipo de registo que pensamos ser pouco trabalhado, principalmente na importancia dos momentos mais historicos. O filme joga pouco com o humor, podendo ser demasiado aborrecido para os mais pequenos.
Na realizaçao uma dupla desconhecida que tem o problema orçamental que pesa na definiçao das imagens, existe muitos momentos em que me parece que o filme parece retirado de um videojogo medio do ano 2000 e isso e quase impossivel nos dias de hoje.
No cast de vozes nota-se a dificuldade da Angel em ir buscar vozes de atores iconicos, embora principalmente musicalmente o filme não sofra particularmente com isso, sendo que nos parece que a melodia é mais problematica do que propriamente as vozes usadas.
O melhor - A vertente religiosa fica em segundo plano.
O pior - A produçao estetica
Avaliação - D+

No comments:
Post a Comment