Rian Johnson cricou uma das sagas de maior sucesso dos ultimos anos, através da criaçao de um detetive partciular, inspirado nos classicos de Agatha Christie com elencos de primeira linha que nos ultimos dois filmes foram lançados diretamente na Netflix com um sucesso total da aplicação. Comercialmente tem sido na aplicação que o filme tem conseguido melhores resultados, sendo que, tambem criticamente as coisas tem corrido bastante bem, embora sempre as portas dos premios, o que ocorreu mais uma vez sem qualquer nomeaçao.
Sobre o filme podemos dizer que quem viu os primeiros dois capitulos sabe perfeitamente o que vai encontrar, muitos personagens, um crime, diversas motivaçoes e um enredo conduzido pelo particular inspetor Blanc para a resoluçao final. Aqui temos o lado catolico e da fe como ingrediente, num filme que funciona bem em termos entertenimento pois seguimos o misterio ate ao fim, embora nos pareça que o filme e algo longo adormecendo em alguns pontos, mas acaba por ser um filme que funciona na comunicação direta com o espetador.
Um dos segredos mais particulares desta saga e o naipe de atores e o que isso permite em termos de momentos de personagens, Aqui temos mais uma vez isso, fica a sensaçao que algumas personagens ate são desaproveitadas, mas a questao do quem matou e porque funciona se o filme tiver ritmo, e outros elementos humoristicos como este acaba por ter. Em termos de surpresa final é menor principalmente comparado com o primeiro filme.
Parece ser um a saga para durar pelo impacto comercial que o filme tem para a Netflix e pela capacidade critica que o filme vai amealhado. Sem a surpresa do primeiro filme em termos de abordagem, o filme acaba por conseguir cumprir os seus objetivos, sem nunca ser um filme de primeira linha. Sera uma saga que ficara associada a decada e tudo indica que nao ficara por aqui.
O filme leva-nos a uma pequena paroquia que esconde um segredo e que apos a morte do padre cessante o Inspetor Blanc tem de descobrir o que teve por tras de tal morte e as suas motivaçoes, num espaço onde todos tinham uma razao.
Em termos de argumento nota-se a clara influcencia de Christie na forma de escrita e mesmo na revelação final, ele não esconde isso e cada filme que passa mais parece uma homenagem atual nos nossos dias ao que a autora fez em termos de literatura e mesmo no cinema.
Na realizaçao Johnson dedicou-se a esta saga o que lhe rendeu ate ao momento dinheiro e alguma fama no genero. Começou em filmes de açao, nao foi brilhante quando foi ajudar Star Wars mas reconstruiu-se numa saga tradicional mas que conquistou o publico, veremos o que faz quando sair dela.
No cast uma autentica passadeira de estrelas. Craig criou um iconico e desajeitado inspetor, mas é sempre nos secundarios que este tipo de filme funciona melhor, aqui parece-me que os grandes destaques vão para O'COnnor em ascensão, com uma interpretaçao que domina o filme e sempre a intensa CLose no balanço do filme.
O melhor - O entertenimento tradicionial ainda funcionar nos dias de hoje.
O pior - Algo longo com alguns momentos pouco produtivos
Avaliação - B-

No comments:
Post a Comment