Thursday, January 08, 2026

Truth & Treason

 Num ano onde a Angel voltou para um espaço pouco relevante do cinema global, não obstante dos diversos lançamentos de biopics sobre historias de vida de pessoas com feitos relevantes contado de uma forma quase mecanica eis que no final do ano surgiu mais um filme em plena 2 grande guerra sobre o mais jovem condenado a morte na alemanha nazi e os fundamentos de tal decisao. Criticamente nunca os filmes da Angel são particularmente relevantes e este também não foi embora normalmente o publico mais conservador goste. Em termos comerciais sem grandes figuras, tem uma serie de seguidores que permite o mesmo tipo de resultados proximo dos cinco milhoes de dolares que da para pagar o filme mas longe do sucesso dos filmes mais vendidos da produtora.

Este filme é um tipico ANgel Studio, uma historia relevante, de coragem, uma apontamento historico moralmente muito importante de assinalar, mas um filme by the book com dificuldade de ser realista no que quer realmente contar, mas que consegue ser sentimental, pesado, não cru e isso acaba por satisfazer a novela triste que o filme quer ser e nisso os filmes da Angel vão sempre no mesmo sentido.

E obvio que de quem espera risco, abordagem artistica, um filme que tente ir para alem da historia simples, nunca este genero de filme resulta, pelo formato totalmente rigido de frases simples, cenas curtas e dialogos preenchidos por chavões que conduz a que falte sempre algo em termos de capacidade de chegada a patamares mais diferenciados do cinema enquanto componente artistica.

Num momento em que a sociedade se tornou mais conservadora em termos de ideias, o espaço à ideologia, principalmente catolica tem sido bem sublinhada na sociedade americana e claro no cinema. Obvio que normalmente estes tipo de filmes propaganda perde na sua capacidade de serem aperciados pelo seu espaço standartizado longe do que o cinema poderia ser como manifestação de arte.

O filme conta-nos a historia de Helmuth Hebener um jovem alemão em pleno dominio nazi que apos o desaparecimento de um seu amigo judeu tenta perceber noticias de outros locais, proibidas na região e tenta passar a palavra contra os fundamentos nazis.

O argumento do filme tem por base uma clara historia de coragem que merece o seu sublinhado. Se calhar era uma historia que merecia mais rigor, mais trabalho, mais contexto do que as frases feitas tipicas da Angel, mas se calhar e por motivos religiosos foram eles que deram luz este projeto.

Na realizaçao temos alguém associado ao cinema religioso que ja se tinha dedicado a esta parte da historia em televisao e agora a Angel apostou numa longa metragem. Pouco risco, um cinema simples, sem arte ou rebeldia, tipico de um tarefeiro da Angel.

No cast a Angel começa a ir buscar alguns atores em fim de linha mas tem dificuldade em primeiras escolhas, um leque de quase desconhecidos a procura de espaço, mas que normalmente roteiros pouco trabalhados não dão.


O melhor - A Angel tem a capacidade de ir atrás de historias meritorias.


O pior - A forma como as concretiza é sofrivel


Avaliação - C-

No comments: