Friday, June 06, 2025

Fight or Flight

 Numa altura em que ação do eu contra o mundo está na moda, muito por culpa dos multiplos sucessos de filmes como John Wick, surge mais um registo, pensado para eventuais sequelas, com uma produçao claramente independente tentando tornar Harnet numa nova referência na materia. O filme ficou cerca de um ano a espera de luz verde com criticas medianas, sendo que comercialmente, mesmo com o estilo da moda os resultados curtos.

Sobre o filme podemos dizer que temos um filme de ação que na realidade é uma comedia de estilo, que acaba por aparecer nos momentos de ação cheios de ritmo e disparates, na forma como o filme joga com esse humor declaradamente sem sentido para se tornar ritmado. Claro que as parecenças com Bullet Train sao mais que muitas, apesar de mais simples na intriga e muito mais simples nos procedimentos o resultado e parecido.

O lado imbecil do filme funciona essencialmente nas ligações da personagem central, a sequencia de alucinogeneo proxima do fim e de primeira linha, o filme consegue potenciar esse humor bem, mas fica a sensação que a revelação da intriga deveria ser melhor, muito rapidamente chegamos a identidade de The Gost que depois fica um pouco desprediçada no resto do filme, mesmo que este no fim parece querer introduzir uma sequela.

Por tudo isto um filme tipo da moda, tentando rentabilizar um lado de carreira de uma Harnet que reapareceu, que tenta ser mais engraçada de que coerente. Dentro do genero torna-se facil de ver, liberta-nos uns sorrisos mas pouco mais. Os resultados nao permitirão novos desenvolvimentos e talvez o filme seja melhor a solo.

A historia fala de um ex agente do CIA perdido no mundo que e contratado para embarcar num voo onde estara um dos mais temiveis terroristas do mundo cuja identidade e desconhecida. O objetivo e permitir que o mesmo aterre, contudo no interior do avião estão dezenas de assassinos profissionais com o objetivo de matar o terrorista, o qual deverá aterrar vivo.

O argumento e simples, alias o filme perde pouco tempo em palavras para dar espaço a açao e as lutas. E um filme cuja a intriga se revela demasiado rapido para o impacto que poderia ter de outra forma. O seu humor e mais situacional do que no argumento.

Na realizaçao temos James Madigon um quase desconhecido que tem aqui o seu filme mais visivel. Apesar da assinatura de estudio tem momentos originais, comicos onde a camara e interprete. Nao sei que tipo de carreira se segue, mas parece um filme consistente de inicio de carreira.

No cast Harnet tenta reencontrar a carreira que ja foi muito promissora. Ele tem um lado intrigante que funciona neste tipo de papeis, bem como a disponibilidade fisica para heroi de açao. Encontrou este espaço que acaba por esconder algumas das limitaçoes de interpretaçao, num filme a solo.


O melhor - O humor situacional

O pior - O fantasma e revelado demasiado cedo


Avaliação - C+



No comments: