Wednesday, December 14, 2022

Weird: The Al Yancovic Story

 Al Yancovic é um icon da cultura non sense norte americana, razão pela qual foi ganhando dimensão e colecionando premios na forma como foi ligando a musica e a comedia. Aqui e sobre o seu argumento temos a sua historia de ficção sobre a sua vida, que marca a estreia da Raku em grandes produçoes de streaming, num filme que foi apenas lançado na aplicação. Este cultura sub pop da personagem fez com que o mesmo arrecadasse criticas positivas, e comercialmente, embora publicado num serviço menor acabou por chamar a si algum mediatismo.

Sobre o filme, este começa bem, na forma como de uma forme descontraida, e quase satirica e exagerada nos tras o inicio do icon, sempre intrepertado com um perfeito "boneco" (sic) por um Radcliffe que encaixa como uma luva no lado mais absurdo de toda a personagem. O filme no entanto perde-se no exagero e na sua eloquência que o faz perder muito norte daquilo que poderia ser um biopic divertido para se tornar num exagero total, sem grande consistência.

A questão do filme é que talvez o inicio ou a formula que Al conseguiu para atingir o sucesso deveria ser contada e acaba por ficar em claro segundo plano, pelo exagero, pela forma como vai introduzindo versões adaptadas de personagens conhecidas. Aqui o filme perde o sentido, e perde mesmo o carisma da personagem, na sua inocência que foi cativando. E daqueles filmes que tenta ser mais engraçado do que funcional e isso acaba por o fazer perder o encanto inicial.

Ou seja para quem conhece a obra de Al, este abordagem e a esperada, pois junta a fição e a comedia, as por outro lado se calhar um lado descontraido da sua verdadeira historia ainda com alguns picos de ficção tambem funcionaria bem, e ficariamos a conhecer bem melhor a personagem do filme. Ficam sentimentos contraditorios no fim do filme.

A historia dá-nos a alegada historia de Weird, sob a  mente de como ele gostaria que tudo tivesse acontecido. o filme começa com alguma ligação à realidade que a vai perdendo por completo ate entrar no exagero dos contactos e na formula dos mesmos na carreira do artista.

No argumento a parte real merece ser contada a forma como o filme ficciona o resto é que é completamente exagerado e absurdo. Ao inicio ate podemos considerar a abordagem como diferente, mas o que é demais irrita e o filme exagera bastante.

Na realização o trabalho a cargo de Eric Appel um realizador associado a filmes comicos e series do mesmo teor, vai de encontro ao proposito total do filme, que é chocar em algum tipo de humor exagerado. Sem grande risco ou qualquer tipo de abordagem mais artistica o filme deixa o humor que quer ter fluir.

O melhor destaque do filme vai para Radcliffe aos poucos temos uma ator versatil mas mais programado para a comedia. Encaixa fisicamente bem no boneco comico que o filme quer que ele seja. Tambem deve ser sublinhada a proximidade clara física entre Rachel Wood e a jovem Madonna.


O melhor - Radcliffe


O pior - O filme entrar num exagero total de lado absurdo


Avaliação - C+



No comments: