Monday, December 26, 2022

Strange World

 Em algo que já é habitual ao longo do tempo a Disney acabou por lançar como proposta de Natal um filme sobre familia, exploradores e novos mundos. O filme estregou com toda a circunstancia tipica da produtora, com criticas moderadas, mas rapidamente se percebeu que o filme não tinha conquistado o espetador em geral reunindo algumas das piores criticas em termos de avaliaçoes de users. Comercialmente as coisas foram um desastre, principalmente danificado pelo pessimo registo do passa a palavra, dai que a estrategia tenha passado por levar o filme rapidamente para a aplicação de streaming.

Sobre o filme podemos começar por dizer que se trata na base do tipico filme da Disney de novos mundos, iguais a outros que nos ultimos vinte anos foram sendo lançados. A questão e que o filme é aborrecido e repetitivo, quer no conflito geracional que o filme lança, sendo ai semelhante a tudo o que ja foi feito neste quadrante, mesmo o lado explorador, de onde pesa o facto do novo mundo como e caracterizado nunca ser completamente interessante e empatico para o espetador, onde o twist final da alguma frescura a todo o filme.

Outro dos debates e a necessidade da Disney tentar quebrar algumas barreiras, com o lançamento de personagens LGBT+. Se isso me parece interessante por outro lado o filme poderia ser mais disso a todos os niveis, poderia explorar todas estas questões do que a circunscrever a dois apontamentos de dialogo e nada mais, e ai parece que a Disney ainda não se encontra minimamente confortavel com o tema lançando apenas como forma de preencher esse estatuto.

Por tudo isto e facil perceber que o filme não resulta, fechando o ciclo de um ano completamente desastrado para  Pixar e Disney que colecionaram falhanços criticos e principalmente junto do espetador, na forma como tentaram lançar os produtos originais. Esperemos que nos proximos anos regresse a glorio que nos habituou porque este ano e este filme e concreto foi um pleno desastre.

Sobre o filme este fala de uma familia de exploradores, em três gerações com formas diferentes de estar que embarcam numa expidição de forma a tentar sair fora das fronteiras da aldeia o que os leva a um mundo no minimo muito estranho.

No argumento o filme e repetitivo em quase todos os seus elementos e os novos quase nada servem para resgatar alguma coisa. As personagens também não sao empaticas e so twist final e a sua revelação dao alguma frescura a historia em si.

Na realizaçao eu confesso que sempre fiquei impressionado por esta dupla de realizadores na capacidade de atualizar a Disney, mas neste particular o filme falhou. Em termos de tecnologia e a de ponta que ja conhecimentos apenas com um outro apontamento de assinatura, embora fique com a ideia que no guião que os problemas maiores surgem.

No que diz respeito ao cast, com alguns atores conhecimentos ele funciona com Gyllenhall a encaixar na personagem central. Nao e propriamente um filme que dependa muito das vozes mas o resultado funciona.


O melhor - O twist final

O pios - Um argumento repetitivo


Avaliação - C-



No comments: