Sunday, December 04, 2022

Causeaway

 Apresentado em festivais de pre oscares este drama do pos guerra acabou por ser uma das grandes apostas da Apple para a temporada de premios depois de no ano passado CODA ter saido vencedor. Este pequeno drama, acabou por obter razoaveis criticas, embora longe do entusiasmo que pudesse ser a alavanca para voos mais elevados. Em termos comerciais a aplicação da Apple ainda tem alguma dificuldade de expansão e por isso tambem este filme teve longe de grande brilhantismo.

Sobre o filme temos um pequeno drama, para quem viu a serie The Maid, muitas são as semelhanças entre as personagens perdidas a procura de algo. O filme consegue perfeitamente incutir isso numa prestaçao intensa de Lawrence a tentar redefinir uma carreira bem mais independente. O filme e um drama de vida a todos os niveis, que tem o lado descontraido na relação de amizade que a mesma acaba por fazer com o seu mecanimo mas que leva novamente ao drama. Se calhar demasiado drama para um filme so e com tao pouco tempo.

A vantagem do filme sao as interpretações e a forma como as duas personagens encaixam facilmente uma na outra, aqui o lado mais descontraido da personagem de Henry acaba por desformatar o lado duro e rigido da personagem de Lawrence, sao os momentos a dois que tira o filme do marasmo o qual nem sempre aproveita os outros apontamentos da vida de ambos, tornando-se num razoavel mas longe de ser brilhante drama.

Assim surge um drama algo pequeno no que diz respeito ao tamano e ao ritmo, pausado, mas que tem duas personagens e interpretações que merecem destaque. Nao e um filme para espantar ou para deixar todos de boca aberta, mas acaba por ser um filme competente que sabe encaixar bem as duas personagens centrais que acabam por prender o espetador para perceber onde aquela sinergia vai acabar.

A historia segue uma ex militar que apos recuperar de uma explosão tem de regressar a sua terra natal e a casa, percebendo-se que pouco a liga ali, enquanto tenta regressar acaba por encetar uma amizade com o seu mecanico cuja vida tambem foi marcada pelo lado tragico.

Em termos de argumento o excesso de drama pode ser obvio no filme, que aproveita bem as angustias e as procuras constantes dos personagens. Nao e um filme muito ritmado ou com uma intriga de primeira linha mas e um filme onde as personagens resgatam o filme e isso tem a ver com a forma como o argumento as potencia.

Na realizaçao Neugebauer e uma realizadora desconhecida a dar os primeiros passos que tem aqui o elenco e uma aposta forte. A realizaçao e simplista, tipicamente independente de iniciante. Ela consegue captar bem os momentos das personagens mas o filme e pequeno e isso tambem acaba por colocar em causa o impacto da sua realizaçao. Mas e uma boa estreia ao mais alto nivel.

No cast Lawrence esta a tentar recuperar o impacto que lhe deu o oscar ainda jovem. Depois de ter andado algo perdida na carreira muito por culpa de Mother, a atriz encontra aqui um regresso a base, ja que foi em WInters Bone que ganhou impacto, no lado dramatico que aqui novamente demonstra ser a sua praia. Maior destaque para Tyree Henry um actor versátil que demonstra bem que a geração Atlanta foi uma dadiva ao cinema, nao seria surpreendente se conseguisse nomeaçao no projeto.


O melhor - As interpretações.

O pior - O baixo ritmo num filme tao pequeno


Avaliação - B-



No comments: