Sunday, December 04, 2022

Scrooge: A Christmas Carol

 Numa altura em que a Netflix prepara a abordagem a epoca de natal sempre prodiga em termos de rendimento de serviços de Streaming eis que surge mais uma produçao de animação, com um classico de natal a ter uma nova roupagem de animaçao pela enesima vez. Talvez por isso criticamente o filme tenha ficado pela mediania de ser uma abordagem totalmente esperada. Comercialmente tem tudo para ser um conteudo muito visto, porque o espirito natalicio esta bem presente.

Sobre o filme o que podemos começar por dizer é que e um projeto obvio do primeiro ao ultimo minuto, desde o estilo classico muito colorido do inicio, ate as viagens ao passado, quer ate a sua roupagem musical acaba por ser previsivel, mas eficiente naquilo que e mais uma transmissão da historia mais conhecida de natal, com o formato netflix de animaçao tipico, sem grandes riscos.

O filme podera ser mais do mesmo para quem ao longo dos anos ja viu a historia em filmes, peças de teatro ou animaçao, e ai o filme parece pouco ou nada ambicioso. Tambem me parece que com a necessidade de conteudos constantes a aposta em formatos passados com roupa nova seja cada vez mais comum. Nao sera certamente o classico que mais ficara na retina da historia mas e competente e proximo dos mais pequenos.

Ou seja um classico de natal numa nova versão igual a todas as outra, sem risco, mas com competencia e equlibrio. Para quem gosta da historia noventa minutos bem passados, para quem esta espera de ser surpreendido podera ser facilmente concluido que nao era necessarios.

A historia e a conhecida epifania de Scooge e dos fantasmas do passado, presente e futuro, na forma como o mesmo pensa nao so a epoca de natal mas o seu relacionamento com tudo e todos que o rodeiam.

No que diz respeito ao argumento o classico de Dickens e conhecido e todos ja sabemos tudo ao maximo promenor e o filme nisso perde na capacidade de surpreender, o que nunca tenta. O filme oferece algumas musicas que encaixam no formato e pouco mais.

Na realizaçao Donnelly vem da animaçao embora ainda sem projetos relevantes e escolhe um estilo competente, nada  arriscado. As imagens sao as esperadas, no estilo musical sempre interessante. Parece um inicio interessante num genero dificil mas onde a netflix tem obtido algum reconhecimento.

No cast de vozes em virtude de ter visto a versão portuguesa, de baixa qualidade diga-se nada pode-se auferir sobre o real impacto do original.

O melhor - A historia de sempre.

O pior - A falta de originalidade esperada


Avaliação - C+



No comments: