Thursday, December 22, 2022

Prey for the Devil

 Num ano onde os maiores sucessos criticos ate tiveram origem em alguns filmes de terror, o ano acabou com este pequeno filme sobre exorcismos, numa evidente proposta de terror e de impressionar o espetador que acabou por ser muito limitado do ponto de vista critico, com avaliações negativas, mas que comercialmente resistiu muito para alem do esperado.

Sobre o filme eu confesso que os filmes de exorcismo pareceram sempre demasiado semelhantes na forma como nos tras personagens associadas ao demonio, e da forma como o filme a determinada altura esquece um pouco qualquer tipo de coerencia narrativa para impressionar e tentar dar imagens de horror para assustar ou pelo menos deixar desconfortavel o espetador, aqui rapidamente passamos a primeira fase, num argumento quase vazio para ir para a segunda.

A questão e que na segunda e principalmente com aquilo que o filme tenta impressionar jã vimos filmes que foram muito mais longe, tendo em conta a atualidade e aquilo que facilmente se ve em qualquer filme de serie b. Talvez por isso surja alguma dificuldade em perceber porque motivo este filme acabou por resultar em algum sucesso comercial, ja que os ingredientes que o filme tras ja foram todos utilizados e em melhores proporções.

Por tudo isto mais um filme de terror de desgaste rapido com quase nada de particularmente relevante que acaba por ter os seus cinco minutos de fama, mas a clara falta de qualidade parece que rapidamente ira conduzir o filme para o seu esquecimento como muitos outros que ao longo do tempo foram surgindo sobre exorcismo e que fomos esquecendo ate o nome.

A historia segue uma mulher que começa a ser treinada para exorcisar contudo no seu passado esta associado a possessão da sua mãe o que a leva a ter uma familiaridade com o diabo.

No que diz respeito ao argumento a historia de sempre sem grandes alterações significativas no que diz respeito ao restante. As personagens basicas e vazias tem um unico proposito no filme, e acima de tudo fica a ideia que tudo caminha para o trajeto de sempre e pelo caminho menos interessante.

Na realizaçao deste projeto Daniel Stamm um realizador de televisao que tem aqui a primeira abordagem ao cinema com um resultado de pouco impacto. Fica a sensação que de consegue ter mais arte na cor e na fotografia quando não quer impressionar do que nos claros elementos de terror.

Em termos de cast atores desconhecidos alguns vindo da televisão em personagens pouco ou nada trabalhados, que da para preencher curriculo e nada mais. 


O melhor: A curta duração

O pior - Ja vimos isto mas muito melhor.

Avaliação - D



No comments: