Saturday, December 17, 2022

Slumberland

 A Netflix teve um ano muito ativo em diversos campos sem que isso a tenha tornado mais eficiente. Neste inicio de Outono acabou por lançar uma das suas maiores produções apostada numa conhecida historia juvenil sobre sonhos, com um realizador experiente e alguns efeitos especiais de ponta, mas o resultado comercial e critico ficou muito aquem do esperado. Criticamente o filme não convenceu com alguma tendência negativa e isso acabou por não funcionar no típico passa palavra necessário para fazer os projetos Netflix funcionar.

Slumberland e uma serie original e bem intencionada que nos tenta mergulhar no mundo dos sonhos. O filme até consegue ser esteticamente interessante, emotivo, com alguns paralelismos interessantes, mas tem o problema completo do primeiro ao ultimo minuto que é não concretizar o mundo dos sonhos, ficando sempre a ideia que se trata de uma mistura de cor e som mas que pouco ou nada tem de relevante ao desenvolvimento da historia tornando apenas tudo algo repetitivo.

Outro dos problemas que não faz o filme funcionar e claramente a forma como a personagem de FLippy acaba por ser caracterizado e desenvolvido, a escolha de Momoa seria por si arrojada, mas a formula com que a personagem é desenvolvida como uma especie de artista rock vanguardista tira alguma inocencia e acima de tudo faz funcionar pior o paralelismo necessário com a outra personagem do filme.

Ou seja fica a ideia de que um filme que poderia ser bonito, e mais que tudo poderia e deveria ser proximo de todo o genero acaba por se tornar numa confusão que concretiza alguns dos pontos, mas longe daquilo que poderia ser o impacto de uma abordagem mais simples, ou melhor que fizesse o mundo dos sonhos funcionar minimamente como o mundo real acaba por funcionar.

A historia fala de uma jovem que apos ficar orfão fica entregue aos cuidados de um tio algo rigido, acabando por se dirigir ao mundo dos sonhos associado as historias que o seu pai lhe contava para tentar encontrar algum ponto de apoio para seguir.

O argumento podemos dizer que não sera numa primeira analise facil, pelo paralelismo dos mundos, o que pode dificultar para um filme que quer ser para toda a comunidade. O problema e que para alem deste problema a forma como caracteriza o mundo dos sonhos e a sua personagem central ainda torna tudo mais complicado.

Na realizaçao Lawrence é um realizador experiente com alguns sucessos comerciais de grande ecrã como Hunger Games mas que depois nunca conseguiu impor o seu estilo em obras mais individuais. Aqui o filme consegue ser bonito e espantoso em alguns momentos, ainda que sem assinatura, mas e demasiado complicado para o que o filme quer ser.

No que diz respeito ao cast Momoa falha na abordagem a personagem e principalmente na execução, fica sempre associado a rebeldia que o caracteriza quando a personagem merecia mais. No restante a jovem Marlow Barkley e a que melhor vai de encontro a alguma inocencia que o filme quer, sendo que O'Down também parece com dificuldades no lado mais dramatico.


O melhor - O filme tem esteticamente alguns bons momentos.

O pios - TOrna-se demasiado confuso para todos


Avaliação - C



No comments: