Saturday, December 24, 2022

Spirited

 A grande aposta comercial da Apple + para esta epoca de natal foi esta comedia musical baseado no Conto de Natal de Charles Dickens eis que surge este filme com dois dos melhores atores e mais conceituados em termos comicos do momento, num filme visual. Em termos criticos o filme ficou pela mediania tipica de uma comedia de grande estudio. Do ponto de vista comercial este e o tipico filme que aproveitando ao espirito natalicio podera potenciar algum valor comercial.

Sobre o filme podemos dizer que o paralelismo de mundos e algo confuso, principalmente na dinamica do mundo dos fantasmas, onde o filme é algo confuso no proposito para um filme familiar. O filme vai sendo resgatado por um ou outro momento de humor que funciona, muito por culpa da personagem de Ferrell sempre mais confortavel no registo do que Reynolds.

Com o desenvolvimento e com o filme em termos concetuais e morais a aproximar-se mais daquilo que e conto de Dickens o filme acaba por ser mais simplista, na quimica das duas personagens, sendo os momentos musiciais sempre mais comicos do que visuais, mesmo que o filme nunca descuide este ponto, acabando por ser um filme agradavel de ver sem grandes sublinhados, aproveitando acima de tudo o humor facil e algum espirito natalicio.

Spirited e assim um filme que funciona na maioria dos seus objetivos, falta-lhe elementos para se tornar no mais vincado ou entrar na biblioteca tipica de natal, talvez devido ao humor algo non sense que adquire, mas aproveita no momento o espirito e o humor, e acima de tudo o insolito de ver alguns atores em musicais quando não sao minimanente talhados para esse registo.

A historia segue o fantasma do presente, com um passado atribulado que tem a tarefa de levar a redenção de um publicista famosos, desprovido de ligações mas que vai perceber que este projeto não e so do seu alvo.

No argumento o filme não e facil de compreender para um filme de toda a familia, a primeira hora e confusa nos elementos e no exagero de personagens que não conhecemos bem o seu proposito. Na segunda fase e depois de se organizar o filme funciona melhor principalmente a transmitir os valores do conto de DIckens.

Na realizaçao Anders e o tipico realizador de comedia de estudio que tem aqui um projeto maior, um musical visual. Tem alguns momentos de muita cor, embora sem grande detalhe artistico, notando-se que o filme funciona muito melhor no lado comico do que no visual, e que define a carreira ate ao momento do realizador.

No cast dois atores de primeira linha da comedia, onde Ferrell talvez pelo paralelismo tipico com a sua personagem em Elf sente-se mais confortavel e pauta o filme mais no seu estilo de humor. Reynolds esta num bom momento comercial, embora fique a ideia que a sua personagem e algo presa para o seu estilo de comedia.

O melhor - A forma como o filme funciona nos valores e humor depois de se organizar na primeira hora.


O pior - A primeira hora e muito confusa


Avaliação - C+



No comments: