Monday, July 19, 2021

The Forever Purge

 Desde o lançamento do primeiro filme que a saga Purge se tornou numa das mais ativas no terror, conseguindo mesmo ultrapassar a cadência que por exemplo Saw conseguiu ter. Quando pensamos que ja tinhamos visto tudo surge um novo registo desta vez onde a purga ultrapassa as doze horas e torna-se a realidade do pais. Em termos criticos este adaptaçao manteve a mediania da maioria da saga. Comercialmente o pouco risco e acima de tudo a saudade dos espetadores pelo cinema fez com que os resutlados fossem positivos neste regresso aos cinemas.

Sobre o filme eu confesso que a ideia do primeiro filme e interessante, não so na sua dimensão social mas acima de tudo pelo impacto psicologico que a ideia consegue ter. Contudo com o lançamento de filmes tudo se tornou num continuo lançamento de filmes que repetiam a ideia com pouco orçamento que tornou tudo demasiado obvio. Aqui temos uma pequena alteração que contudo é feita de uma forma demsiado simplista para fugir a mediocridade dos filmes mais recentes.

Basicamente o filme e extremamente redutor pese embora ambicione ser mais, ao mudar os fundamentos basicos  dos outros filmes, mas torna-se apenas num road trip das personagens centrais a procura da salvação e sempre no limite da sobrevivencia. O filme nao procura mais que isso, e mesmo em termos de mortes e abordagem da realizaçao vai sempre menos minimo exigido.

Por tudo isto e apesar do argumento alterar o filme e mais do mesmo em termos dos ultimos volumes da saga aqueles que ja tem poucos objetivos de renovar ou trazer elementos novos, mas sim tentam capitalizar em dolares o que a mensagem e ideia do primeiro filme ja fez.

A historia segue um casal de mexicanos a procura do sonho americano e uma familia rica do texas que tem de se juntar na aventura de viagem ate ao Mexico depois dos EUA entrar em guerra depois de um grupo continuar a purga para sempre.

Em termos de argumento a ideia de base altera bastante o filme mas o filme cinge-se a essa alteraçao não procurando mais elementos novos. De esto o lado redutor de tudo  o que vimos nos filmes mais recentes, poucos dialogos, pouca inovação narrativa e personagens quase inexistentes.

Na realizaçao a batuta foi entregue a Everardo Gout um realizador essencialmente de televisao a quem foi dada esta oprtunidade num estilo que normalmente tem pouco impacto. Ele consegue criar o contexto de terror psicologico muito por culpa da ideia, mas depois mais do mesmo, num filme que nao e o que faz crescer realizadores.

Também no cast com o passar dos episodios cada vez menos sao os nomes sonantes que o filme consegue chamar a si. Temos aqui alguns actores conhecidos mexicanos a encabeçar o filme e alguns secundarios em baixo de forma vindos de Hollywood que cumprem os propositos porque o filme nada exige.


O melhor - A introdução de uma ideia nova.

O pior - O filme em tudo o resto ir diminuindo a sua valorização


Avaliação - D+



No comments: