Saturday, July 31, 2021

Peter Rabbit 2: The Runaway

 Três anos depois de numa animação inglesa surge a sua sequela sobre o famoso pedrito coelho uma animação 3d baseada na tradicional animação inglesa que acaba por ser proximo das crianças por todo o mundo. Esta sequela surge numa altura em que o cinema começa a reabrir um pouco por todo o mundo e onde o risco dos novos projetos ainda e pequeno. Este filme que acabou por ser lançado em cinema não teve propriamente boas criticas sendo mesmo pior do que as do primeiro filme. Em termos comerciais a estrategia do cinema tornou o filme mais eficaz um pouco por todo o mundo do que propriamente no mercado americano.

SObre o filme podemos dizer que o primeiro filme tem um genero de conjugação de animação com figuras reais que nem sempre tem tido sucesso nos ultimos anos porque torna os filmes quase sempre excessivamente infantis. Se isso ja tinha acontecido no primeiro filme da saga isso e ainda mais notorio neste segundo filme que da quase todo o protagonismo as sequencias de animação e humor fisico demasiado infantil e que na maior parte das vezes pouco ou nada funciona.

O filme tras tambem uma especie de intriga na forma como as figuras humanas se emaranham numa tentativa de edição e sucesso de um livro mas fica sempre a ideia que isso e quase so para encher o que o filme quer que e dar protagonismo e acima de tudo sequencias interminaveis as suas personagens animadas, mas fica a ideia que o filme em si nunca consegue potenciar qualquer ideia nova.

Por tudo isto uma sequela sem vida propria, que basicamente nos tras um episodio igual a muitos das figuras de animaçao, com meios de segunda linha e principalmente uma dupla de figuras humanas algo expostas ao ridiculo de uma primazia por humor fisico que nos dias de hoje está claramente em desuso.

A historia segue a ligaçao do primeiro filme entre os animais e os seus donos agora que eles embarcam numa viagem de sucesso que vai ser um teste a sua ligação enquanto familia e onde as uniões menos previsiveis vao ter lugar.

EM termos de argumento muito pouco de novo para alem da imensidao de sequencias de asneiras e peripecias de humor fisico das suas personagens. O filme parece quase sempre algo parado em termos de novidade ou mesmo de dar aos personagena alguma dimensao.

Na realizaçao deste projeto Will Gluck nos primeiros filmes deixou a expetativa de se tornar numa referencia de humor que falhou quando teve mais meios e mais expetativa principalmente com o musical Annie. POr isso perdeu dimensao acabando por nos ultimos anos se dedicar a este genero dificil mas que pouco conceito tras aos seus atores.

No cast para alem dos coelhos e das suas vozes que funcionam na simbiose, a aposta em Gleeson e Bryne encaixa no estilo familiar e tradicional ingles que o filme quer dar, embora nos pareça que o priemeiro esta claramente desconfortavel no estilo de humor fisico infantil.

O melhor - A tradiçao de uma animaçao de referencia.

O pior - O excesso de um humor fisico desatualizado


Avaliação - D+



No comments: