Saturday, July 31, 2021

Black WIdow

 Um ano depois da sua previsivel estreia que foi totalmente aniquilada pelo Covid eis que a Marvel e a Disney redesenharam a sua estrategia de lançamento dos seus produtos maiores dividindo-os pelas salas de cinema e pela apliaçao Disney plus em conteudo premium. A grande estreia deste formato seria este filme que marcaria o ano Marvel depois de um ano de atraso devido a pandemia. Comercialmente este filme a solo da Viuva negra conseguiu resultados razoaveis ainda que muito longe do que os outros filmes da marvel conseguem, mas aqui temos de pesar e muito o mundo onde vivemos. Criticamente o filme teve boas criticas sem ser brilhantes o que e significativo para o filme.

Sobre a historia desde logo e para aqueles que acompanham desde sempre as aventuras continuas da Marvel este regresso ao passado para dar um filme isolado a viuva negra e uma decisao completamente discutivel independentemente do valor isolado que o filme possa ter, fazendo mais sentido que o filme fosse lançado no seu timming correto na cronologia marvel.

Fora esse promaior de nos sabermos como tudo ira acabar sem grandes surpresas, fica a ideia que o filme tem os elementos necessarios para um blockbuster concretamente muita ação, novas e carismaticas de forma a abrir outras portas, e acima de tudo um humor que em muitos momentos tem algum impacto e funciona. Por tudo isso nao sendo um filme signiticativo do mundo marvel e um filme quase sempre competente nos objetivos curtos, principalmente na introduçao de algumas personagens que possam ter interesse no futuro de outros filmes.

Por tudo isto e embora a maior parte das pessoas pensem que se trata da homenagem postoma a figura de viuva negra o filme trabalha na continuidade do seu legado, num filme que e competente em termos do estilo de blockbusters, que nos da um prazer imediato embora nunca seja propriamente um filme diferenciado.

A historia volta a atras naquilo que aconteceu com a viuva negra apos a guerra civil, tentando explicar um pouco das suas origens e das suas ligações na luta contra o grupo que esta na sua origem.

Em termos de argumento o filme e habil na especificidade. Em termos narrativos e um filme pouco importante para aquilo que ja vimos ou que no epicentro vamos ver, mas serve para lançar mais possibilidades, embora se perceba que nao e um filme para figurar na lista dos melhores da marvel.

Para a realizaçao deste projeto a escolha recaiu em Shortland uma realizadora que pese embora ja tenha alguma idade ficou sempre afastada de grandes projetos. O filme nao tem propriamente uma assinatura de autora, adotando uma estrategia de filme simples de grande estudio que provavelmente ira resultar em pouco sublinhado a sua realizadora.

No cast Johansson revestiu-se de uma escolha feliz como viuva negra, mas penso que as escolhas de P



ugh, Harbour e Weicsz para os seus aliados funcionam porque encaixam bem no estilo de personagens e fica a ideia que serão ainda uteis em projetos que se vao seguir.


O melhor - A capacidade de ser um filme de entertenimento que resulta.

O pior - Nao ser um filme significativo no mundo marvel


Avaliação - C+

No comments: