Saturday, July 24, 2021

Jolt

 Num nada tradicional ano de 2021, no que a blockbusters de verão diz respeito, eis que as plataformas de streaming começam a apostar nos seus proprios conteudos, tentanto inicial franchisings com base em algum produtos de açao e comecia. Uma dessas apostas acabou por ser este Jolt, que nos dá a sempre sensual Beckinsale como mulher fatal e uma misto de intriga e tentativa de humor. Criticamente as coisas não correram particularmente bem, com avaliações mediocres, sendo que comercialmente penso que já são bastantes titulos a serem lançados pela Amazon num curto espaço de tempo para ficar tudo rentavel.

Sobre o filme podemos dizer que temos um projeto simples, de ação quase serie b numa produçao pequena, que tenta jugar com um humor sexualizado e a sensualidade da sua protagonista como as verdadeiras armas já que de resto o filme e um conjunto de opções mediocres que o levam claramente para divisões inferiores de ação. Ou seja o estilo John Wick esta em moda, e este e mais um fraco derivado do ação simplista e pouco mais.

Em termos produtivos parece onde o filme mais sofre, e provavelmente onde menos deveria o fazer, fica a ideia sempre de um filme que se perde em imagens curtas em efeitos especiais quase amadores, e que não fosse um ritmo acelerado que tem seria dificil de ver. No final surge um claro fraco filme de ação que aposta em ser o inicio de algo que fruto da pouca qualidade dificilmente será.

O filme tenta com os seus twist, embora previsiveis, ir refrescando a relação com o espetador mas na verdade as coisas quase nunca funcionam também neste particular. Tenta também ter um humor arrojado mas mesmo aqui fica sempre a ideia que mais vezes as tentativas falham do que propriamente acertam.

O filme fala de uma jovem que não consegue contraria a agressividade quando algo de errado acontece que acaba por ser controlada por um mecanismo mecanico auto imposto que vai se descontrolar por completo quando o seu novo amor e assassinado.

Em termos de argumento o filme e extremamente limitado, e isso passa por personagens nada trabalhadas, um humor pouco eficaz e um intriga que ainda tenta introduzir elementos surpresas mas que quase sempre sao bastante previsiveis.

Na realizaçao Tanya Wexler e uma desconhecida que pega no genero de açáo e não convence, ficando a duvida se nao o faz devido a escassez de meios ou a sua propria incapacidade. Pese embora seja um filme com alguma visibilidade não me parece que seja o tipico projeto que conseguira qualquer tipo de impacto na sua carreira.

No cast Beckinsale funciona como mulher sedutora e mesmo como heroina de açao, embora as suas limitaçoes dramaticas sejam mais que muitas e mesmo em filmes simples como este, elas sejam evidentes. Do outro lado da barricada personagens quase unidimensionais acabam por dar apenas o protagonismo com virtudes e defeitos a Beckinsale.


O melhor - A sensualidade de Beckinsale

O pior - Os efeitos especiais


Avaliação - C-



No comments: