Thursday, July 15, 2021

Here Today

 Billy Cristal mais que um actor que marcou a comedia nos anos 80 e 90, ficou na retina por ser o mais carismatico apresentador de oscares que o cinema viu mais recentemente. Depois de algum tempo afastado, com a dificuldade sempre comum a comediantes a entrar numa idade mais avançada, eis que este ano o mesmo aventurou-se no drama num filme por si realizado. O filme não foi propriamente muito bem recebido com criticas sofriveis, pensando mesmo que estas ate poderiam ser piores, não fosse algum carinho pelo actor. Comercialmente o filme arriscou o grande ecra em tempo de pandemia e os resultados foram mediocres.

Sobre o filme, temos aqui um filme que tenta dar o lado que marca a historia de Cristal como actor, ou seja, nao so a comedia mas tambem a stand up, mas temos o lado emocional e familiar num filme que mais do que razão tenta procurar a emoçao da conexao entre as pessoas. O filme parece nao ser propriamente eficaz no balanço entre a comedia e o drama, algo que e sempre dificil, mas que neste caso quase sempre o filme tem dificuldade em equilibrar, principalmente na personagem de Haddish.

Isso faz com que o filme acabe por se tornar previsivel no seu caminho, que nao queira ir ao fundo no lado mais dramatico da doença que acaba por ser apenas uma justificação para um final feliz. E um daqueles filmes que poderia ter outra dimensão mas para isso teria de se levar mais a serio, e talvez so o conseguiria com um argumento mais equilibrado entre os momentos e acima de tudo com outros interpretes.

Ou seja sai um filme obvio, igual a muitos, que nos tras emoçoes positivas mas previsiveis, mas que nunca consegue ser um filme de reflexão, nunca consegue ser um filme vincado. O risco acaba por ser tentar fazer de Cristal um actor dramatico mas penso que tambem aqui o filme acaba por sair ligeiramente ao lado.

A historia fala de um veterano e isolado escritor de comedia separado da familia, que acaba por iniciar uma amizade com uma extrovertida cantora de metro, que vai levar a que este faça uma reflexao de vida sobre o seu passado, sobre os contactos com a familia, e principalmente sobre as suas prespetivas de futuro.

O argumento e previsivel, apesar do balanço do tema ser um estilo que muitas vezes resulta em filmes impactantes, o filme entra quase sempre num terreno demasiado simplista, com dificuldade em balançar os ritmos. A previsibilidade de movimentos acaba por saber a pouco e tornar o filme apenas mediano.

Na realizaçao Cristal depois de vinte anos fora da realizaçao arriscou pela primeira vez num genero diferente com mais drama, depois de ja ter na decada de noventa filmado dois filmes comedia. O registo e simplista, muito ligado as personagens e suas ligações, que explicam a razão pela qual nunca foi propriamente a praia do artista.

No cast parece claro que Cristal nasceu para a comedia, e teria poucos recursos para ser um actor dramatico ou mesmo um actor que conseguia se desenrascar. Aqui vale mais pela homenagem a veterania do que outra coisa. Haddish acaba por ter a personagem tipica na sua carreira, com pouca inovaçao comparando com aquilo que nos tras


O melhor - O sentimento traduzido no filme.


O pior - A forma como o filme acaba por ir por um caminho já demasiado visto


Avaliação - C

No comments: