Saturday, January 30, 2021

Druk

Este filme dinamarques que marcava a reunião entre Mads Mikelsen e Thomas Vinterberg depois de The Hunt um dos filmes europeus mais reconhecidos do presente ano. Este filme seria um dos candidatos naturais a palma de ouro caso existisse alguma naturalidade no festival de Cannes de 2020. Esta reunião que criou grande expetativa acabou por reunir boas criticas e ser atualmente um dos grandes candidatos ao oscar de melhor filme estrangeir. Comercialmente o filme conseguiu alguma visibilidade principalmente na europa e tendo em conta os constrangimentos globais do cinema.

Sobre o filme podemos dizer que a sua premissa e interessante e poderia dar origem a um fime de primeira linha que nem sempre consegue ser, tornando-se em algo pbvio nas decisões que acaba por ter e por se tornar posteriormente mais num drama de personagens do que num exercicio de liberdade que num primeiro momento o filme tenta ser. E um filme que começa bem e introduz bem a sua premissa derivando depois para um lado mais obvio e que lhe retira algum poder de se diferenciar.

Claro que obviamente o filme tem alguns dos atributos melhores que os filmes europeus e principalmente os nordicos conseguem ter que é a sua originalidade na rebeldia, e o consegue ter isso, mas no final parece que quando quer escolher as derivações das personagens o filme cai num caminho mais facil que lhe tira alguma dimensão.

Mesmo assim um interessante filme, que nao sendo um filme brilhante longe disso, consegue com a sua premissa nos colar a curiosidade e as personagens sao suficientemente fortes para nos manter. Fica a ideia depois e que a simplicidade ou alguma leveza do tema poderia ter o impacto contrario e assumir ainda mais a ideia central do filme.

A historia fala de quatro professores algo entediados com a vida que decidem por a prova uma teoria cientifica que assinala a falta de um teor alcoolico nas pessoas que as impede de se divertirem, propondo-se a ter essa diferença ingerindo alcool.

Em termos de argumento o filme tem uma premissa original que poderia dar um filme francamente melhor e mais diferenciado. O filme ate consegue dar as quatro personagens com caracteristicas e percursos diferentes que sustentassem o filme mas cai em algumas escolhas demasiado obvias que o tornam algo previsivel.

Vinterberg e um dos realizadores conceituados europeus que permanece fiel a sua base. Este e um filme bem realizado com a simplicidade do cinema europeu. A assinatura e mais de um estilo de cinema do que do realizador mas parece que este conforto o faz funcionar principalmente junto da critica.

Mikelsen e outra vez o homem do leme do realizador e da o corpo e o seu carisma a personagem central com eficacia. Um papel intenso que ele consegue perfeitamente conduzir para as suas caracteristicas. Os secundarios originarios de um pais com alguma tradição no cinema funcionam com base ao seu protagonista e figura maior.


O melhor - A premissa


O pior - O encarrilar para um drama mais comum


Avaliação - B-



 

No comments: