Saturday, January 23, 2021

News of the World

 Num ano em que os maiores projetos com ambições de prémios acabaram por ser adiados para o ano seguinte quer por dificuldades de distribuição mas principalmente pelo facto de não terem sido finalizados, este western que marcava a reunião entre Paul Greengrass e Tom Hanks foi um dos poucos que resistiu à pandemia. Com uma tentativa de lançamento em cinemas a resposta esteve longe de ser brilhante manifestando claramente a pouca confiança das pessoas em ir ao cinema. Do ponto de vista critico o filme ate conseguiu boas avaliações mas analisando outros filmes lançados parece insuficiente para que o filme consiga ser um dos fortes candidatos aos prémios mesmo neste particular ano.

Sobre o filme temos um Western com os seus ingredientes mais básicos ou seja emotivamente forte na ligação entre personagens, um bom trabalho na definição de cidade e costumes, contudo parece algo lento e a historia um pouco simplista demais, tentando fazer prevalecer por si só um género, que realmente nos ultimos tempos não tem sido própriamente muito utilizado com competência mas sem grande brilhantismo.

Fica a ideia que o filme pensou que a ligação pouco esperada de Hanks ao genero por sí so acendesse junto do espetador alguma chama que o filme no seu argumento não consegue ter, e isso nem sempre acontece principalmente porque o filme acaba por ser demasiado básico quer na historia mas mais que tudo nas curtas ligações que vai tendo e sequencias de ação nada intensas.

Sobre no filme o caracter emocional, a forma como a estranha relação central se vai cimentando, vai segurando o filme ao longo da sua duração e faz com que pelo menos num dos elementos essenciais do genero, que é a riqueza emocional o filme funcione, se bem que também na caracterização de espaços e situações o filme também seja trabalhado.

O filme fala de um veterano de guerra que ganha a vida a deslocar-se pelas cidades a ler as noticias até que num dos trajetos encontra um criança que tinha sido raptada dos pais enquanto bebes por uma tribo india, e com um comportamento completamente selvagem. O filme segue a viagem de ambos em busca de uma solução para a menor.

E do ponto de vista de base da historia que penso que o filme está longe de ser brilhante. Não e um tema novo nem um filme particularmente prodigo em acontecimentos adotando mesmo um ritmo de cruzeiro. Consegue trabalhar a emoção mas penso que as grandes dificuldades do filme até residem neste ponto.

Na realização greengrass e um realizador respeitado pelo seu exprimentalismo, mas também pela sua capacidade de detalhe nas suas caracterizações. No genero Western novo para ele consegue potenciar os elementos essenciais sem ser no entanto um trabalho brilhante, mas que demonstra a sua competencia unanime entre todos.

No cast temos o sempre eficaz Hanks com o seu carisma e presença num papel menos exigente de que outros que ja o vimos ter, contudo a presença de Hanks e sempre uma exibição de qualidade e consistencia. O maior destaque vai para a jovem Helena Zengel uma quase desconhecida que ombreia os momentos com Hanks e que poderá ganhar aqui um mediatismo interessante futuro


O melhor - O classico do western


O pior - Um argumento pouco diferenciado


Avaliação - C+



No comments: