Saturday, January 23, 2021

Shadow in the Cloud

 Janeiro começou de uma forma não muito diferente dos anos anteriores, com um filme deliberadamente de baixo orçamento com algumas figuras conhecidas mas com um argumento basico de serie B numa aposta de pouco risco em termos de contacto com o publico. Surpreendentemente este pequeno filme até obteve avaliações razoaveis em termos criticos, embora o grande publico não tenha sido particularmente adepto do estilo. Em termos comerciais o filme tem algum lançamento mas os resultados foram absolutamente rudimentares.

Sobre o filme podemos dizer que tem tudo o que um filme de serie B quer ter e que isso joga a favor dele. O inicio do filme trás-nos num avião em andamento uma serie de personagens pouco desenvolvidas, brutas e uma especie de militar num alçapão vidrado do aparelho, sendo que a primeira metade do filme é passada nesse compartimento com a cara direcionada à protagonista e o filme acaba por funcionar melhor nesse segmento do que no estante. Aqui o filme vai criando algum suspense sobre a razão de estar ali aquela pessoa e a ligação a tudo o que está a ocorrer.

O problema e quando filme acaba por ser uma luta contra criaturas estranhas e monstruosas em que desliga totalmente os outros segmentos do filme e que dominam a primeira metade e torna-se numa sequencia unica de ação interminável, sem qualquer explicação tornando tudo absurdo.

Esta mistura só é possivel em filmes com baixas expetativas pois parece agua e azeite num filme só. Fica a ideia que talvez o filme numa primeira linhagem poderia até ser estranhamente interessante, mas quando se torna propositadamente descabido o filme perde total noção de desempenho e nisso nada se pode fazer para resgatar o filme da mediocridade.

O filme fala de uma jovem com uma encomenda que se integra num avião militar aparentemente numa missão confidencial que a leva a fazer parte da tripulação embora num espaço fisico diferente. Enquanto todos tentam perceber a sua presença ali o avião começa a ser atacado por nuns monstros vooadores que coloca a viagem em perido.

O argumento do filme funciona no lado de suspense de revelação da personagem mas desaparece quando isso é desmascarado, ai o filme torna-se essencialmente num vazio de ideias, sem explicação com muita exploração do absurdo que acaba por tornar tudo um serie B igual a tantos outros.

Na realizaçao deste estranho projeto temos Lang uma desconhecida que tenta no filme dar alguma ironia ao seu estilo mas acaba por não funcionar principalmente quando o filme se torna num epicentro de efeitos especiais. Nos primeiros momentos do filme ainda fica a expetativa de algum risco mas o final e mau de mais para sair com nota positiva.

No cast temos uma Grace Moretz ainda a tentar encontrar o seu lugar enquanto atriz adulta, o que ainda não conseguiu, faltando-lhe o papel que a assuma dessa forma. Nos secundarios um conjunto de atores de segunda linha em papeis menores, ja que é acima de tudo um filme de interprete


O melhor - A primeira meia hora.


O pior - Quando os monstros aparecem


Avaliação - C-

No comments: