Sunday, January 10, 2021

Promising Young Woman

 Este pequeno filme meio comedia negra, meio drama acabou por ser uma das boas surpresas criticas do final deste ano onde poucos apostaram em lançar as suas reais apostas para os oscares dando lugar a alguns filmes menos obvios como este que acabaram por convencer a critica e a população, sendo que comercialmente ainda conseguiu ser um filme com algum sucesso principalmente tendo em conta as limitações existentes

Este e sem sombra de duvidas um dos mais surpreendentes filmes do ano principalmente pelo seu estilo algo descontraido mesmo tocando de uma forma focada e irreverente em temas bastante particulares da sociedade como a violação nos mais jovens e a forma como isso condiciona a vida consequente das pessoas e os seus projetos de vida.

O filme consegue isso com irreverencia e originalidade, e principalmente com uma mensagem bem forte potenciada num original e mais que tudo com um impactante final que da ao filme um caracter negro que funciona bem como a propria assinatura da obra. Fica a ideia que o filme mesmo não sendo enorme consegue funcionar muito bem os elementos que tem para um resultado interessante.

Nao sendo por norma um tipo de filme para premios penso que principalmente em termos de guião e alguma interpretaçao o filme podera vir a ser reconhecido neste ano atipico. Fica a ideia que mesmo com ingredientes comuns ainda e possivel fazer alguns filmes interessantes como este.

A historia fala-nos de uma jovem adulta com o futuro hipotecado por um acontecimento traumatico do passado que se aposta em vingar-se de todos aqueles que permitiram que acontecesse esse mesmo acontecimento.

Em termos de argumento mesmo tendo uma base igual a muitos outros filmes de vingança a abordagem acaba por ser totalmente diferente na maneira como nos dá um misto de comedia romantica com um drama negro e principalmente uma personagem central muito bem definida e um final de primeira linha.

Na realizaçao Emerald Fennel tem aqui uma estreia muito interessante ao dar o filme este lado dicotomico tambem de um argumento que lhe permite. A combinaçao de um lado familiar e indie da ao filme os contornos perfeitos para fazerem vincar a sua historia com uma excelente integração musical.

O filme em termos de cast e um acting show de Mullgan que nos da de uma forma quase perfeita todos os elementos da personagem, desde a inocencia do amor, ao desespero da vingança, Mulligan tem uma das melhores interpretaçoes do ano a merecer atençao na temporada de premios.


O melhor - O final impactante

O pior - E sempre um filme com uma base repetida


Avaliação - B



1 comment:

. said...


CLIQUE AQUI
E veja meu blog, estou a vários anos na luta pelo espiritismo, te espero lá.