Sunday, January 10, 2021

Listen

 Durante o estranhissimo Festival de Veneza do presente ano, todos os portugueses ficaram orgulhosos do reconhecimento que este filme obteve em tal certame de tal forma que muitos esperavam que finalmente poderiamos ter um nomeado para o melhor filme estrangeiro, em face da excelente receção critica que o filme obteve. Infelizemente a polemica e a desclassificação não permitiram esse feito mas Listen sera sempre um dos projetos mais globais feitos em Portugal.

Sobre o filme podemos dizer que emocionalmente e um filme riquissimo, que consegue potenciar ao maximo e transmitir em cada sequencia o impacto total daquilo que represente e isso nem sempre e facil num cinema de expressão. O filme nas suas descrições acaba por ter esse impacto declaradamente objetivo.

COntra si tem alguns problemas que o cinema ainda vai tendo em circuitos mais pequenos, o tornar tudo demasiado dicotomico, alguma incapacidade de rematar o filme e principalmente uma duração que nos parece nada condizente com os otimos filmes. Direi mesmo que e impossivel fazer um filme de primeira linha com 1h10 minutos de duração.

Mesmo assim assistimos a um claro ascender na qualidade do cinema portugues muito por culpa da capacidade de mais que ser original ou diferenciador ter impacto naquilo que querem passar e nisso o filme e impactante e mesmo desesperante.

A historia fala de um casal de emigrantes portugueses em Londres que fruto de dificuldades financeiras vem os seus tres filhos serem retirados pela segurança social, iniciando um combate legal e emocional para reagir a perda.

Em termos de argumento pese embora o filme trabalhe muito bem a sua emoção, não nos parece que o filme consiga ser particularmente forte nem nos dialogos que nos da nem nas personagens. Perde aqui a forma com que o filme é demasiado curto para trabalhar estes aspetos.

Ana Rocha e uma jovem realizadora que chegou ao patamar maximo do cinema portugues na sua primeira longa metragem. Consegue transmitir impacto, emoção num bom trabalho que podera ser o inicio de uma carreira diferenciada principalmente em termos nacionais.

No cast e execução dos atores ainda temos algumas dificuldades nem tanto na expressão emocional onde penso que Lucia Muniz e RUben Garcia funcionam mas no mais simples que e na naturalidade de tudo o resto. O cinema portugues na direção de atores ainda e algo tatralizado o que lhe tira realismo.


O melhor - O impacto emocional do filme


O pior - A sua duração impede altos voos


Avaliação - B-



No comments: