Saturday, January 02, 2021

The Midnight Sky

 Num ano em que fruto da pandemia tudo parecia conduzir a uma corrida solitaria da Netflix aos premios eis que os diferentes projetos se foram perfilando, sendo que este filme de Ficção Cientifica de George CLooney era um dos favoritos principalmente pela sua data de estreia embora se tenha percebido no trailer que seria um estilo que normalmente não e muito proximo dos premios. Com as avaliações percebeu-se que o filme iria sair rapidamente dessa luta com avaliações demasiado medianas e mais que isso com o publico a não se associar ao projeto. Mesmo que comercialmente tudo conduza a ser um dos produtos mais visualizados da Netflix.

Sobre o filme podemos dizer que não e um filme facil, principalmente na sua introdução ao ser algo difuso nos seus parametros associado a ritmos muito lentos e sequencias demasiado longas em cada uma das vertentes faz o filme adormecer demasiado e muitas vezes sem grande capacidade de resgate. No final o simbolismo de tudo acaba por dar ao filme uma dimensão mais bonita mas fica sempre a ideia que o filme tem poucos argumentos quer tecnicos mas tambem narrativos.

A este facto surpreende a capacidade que teve do seu cast and crew para uma obra que muitas vezes parece demasiado pensada para a prestação de CLooney enquanto esvaziava outros patamares de avaliação do filme, e isso reflete-se num resultado que se resgata por um interessante final, principalmente na vertente emocional e pouco mais.

Ou seja um daqueles tipicos filmes Netflix com muita boa gente associada, com grande expetativa mas que depois e um consumivel de gasto rapido. Num ano onde corria a solo esta teria de ser uma estreia arrebatadora e não um filme simples, com alguns bons momentos e pouco mais.

A historia fala de um cientista que acaba por ser dos unicos sobreviventes a um apocalipse e que se encontra num polo, e tenta entrar em contacto com uma equipa de astronautas de forma a estes não regressarem a terra e assim poderem sobreviver.

Em termos de argumento não e um filme com grandes recursos de personagens ou dialogos, uma historia simples mas funcional de sci fi, e um final emocionalmente forte não tornam este argumento propriamente brilhante.

Clooney teve momentos na sua carreira como realizador que nos levou a pensar que poderia ser um caso ainda mais serio do que como ator, o que não se veio a verificar. Nos ultimos anos os seus projetos tem sido continuas desilusões e este e mais do mesmo, tenta ser demasiado estetico mas soa a pouco natural.

No cast Clooney tem dificuldades de interpretação sempre visiveis ao longo do ano que foi disfarçando pelo seu carisma. Aqui tinha um papel luminoso mas não consegue dar-lhe o brilho adicional para um registo notado. O restante cast esta praticamente em piloto automatico muito por culpa de personagens totalmente superficiais


O Melhor - O final


O pior  A forma como o filme se deixa adormecer


Avaliação - C+



No comments: