Wednesday, January 06, 2021

Ma Rainey's Black Bottom

 Quando Denzel Washington se dedicou ao projeto Fences baseado numa peça de August Wilson, o mesmo informou ter como objetivo levar ao cinema dez obras do autor, sendo este o seu segundo projeto enquanto produtor. Este filme que acabou por ganhar uma dimensão comercial maior por se tratar do ultimo filme de Chadick Boseman foi mais uma aposta da Netflix para a temporada de premios e tudo parece indicar que vá ser o grande sucesso da produtora depois da excelente receção critica. Comercialmente podera ser um filme com menos fogo, mas penso que a acessibilidade e as nomeações alterarão alguma ligeireza do contacto entre espetador e obra.

Sobre o filme, podemos dizer que o mesmo segue o estilo teatral e quase seguido de Fences contudo parece-me que o seu caracter ligeiro grande parte do filme acaba por o tornar naturalmente mais eficiente na forma como se aproxima do espetador. Aos poucos quer pela musica mas acima de tudo pelas excelentes personagens que lideram a peça ficamos ligados a um filme que nao e propriamente um poço de novidade mas que funciona na sua duração e com os seus elementos.

Outro do potencial do filme que o conduz a um resultado maximo da sua possibilidade e o excelente cast e as excelentes interpretações. A forma como o filme consegue centrar-se em duas personagens brilhantes e fazer rodar entre si um filme com pouco valor narrativo acaba por ser um segredo que conduziu a que este seja um dos filmes presentes em todas as listas dos melhores do ano.

Sendo um biopic no epicentro da historia igual a muitos com temas ja muitas vezes trabalhados e de forma bem mais aprofundada. A forma como as duas personagens nas suas diferenças seguram cada cena do filme torna-o bastante interessante e um tempo bem passado, principalmente tendo em conta o espetaculo de interpretaçao dos dois protagonistas.

A historia fala da contora soul Ma Railey e a forma como esta tenta proceder a uma gravação de um disco enquanto se encontra numa disputa criativa com um dos elementos da sua banda, alguem com ambiçao de ser mais que um complemento da artista.

Em termos de argumento não sendo uma historia brilhante ou que aprofunde os seus temas um debate politico, e um filme com bons momentos de dialogo, principalmente criados por duas personagens muito bem trabalhadas.

Na realizaçao um quase desconhecido George C Wolfe tem nas mãos um projeto maior que ele próprio. E na realizaçao que o filme nao eleva para niveis mais elevados e fica a sensação de que um realizador mais artistico poderia tornar este filme ainda mais vincado.

No cast o grande brilho do filme. Boseman deixa para o final da sua carreira uma interpretação brilhante do primeiro ao ultimo minuto, que poderá conduzir ao seu oscar postumo. A sua entrega, intensidade e capacidade dramatica brilha num filme que gravou em condições dificeis. APenas perde alguns momentos para um Davis ao melhor nivel embora com pouco tempo de ecra.


O melhor - As interpretações


O pior - Uma realizaçao algo cinzeta


Avaliação - B



No comments: