Monday, January 18, 2021

Nomadland

 Num ano completamente diferente de tudo o que temos visto, existe um filme que lidera todas as listas de melhores filmes do ano, trata-se de este drama de vida sobre as contingencias de vida na dificuldade economica e mais que isso numa forma muito particular de abraçar o resto da vida. Este pequeno filme de uma realizadora em crescimento foi a grande surpresa deste ano conseguindo uma unanimidade critica que o tornou tambem num filme procurado em termos comerciais, sendo neste momento o mais serio candidato a premios.

Este e um filme que funciona não so por nos dar um estilo de vida diferente e por ser detalhado na sua caracterização, na sua justificação na forma como inaltece as suas mais valias como dá imagem aos seus problemas, o filme tem a dictomia das dificuldades e das liberdades que o torna unico principalmente na forma como a personagem central acaba por ser representada.

E um filme que tem o impacto emocional que quer ter, que tem uma realização simplista mas bonita de uma america profunda, e um filme de detalhes mais do que propriamente pela riqueza da sua historia, mas que funciona em toda a linha e torna o filme um dos grandes filmes do ano, que provavelmente num ano normal seria um destaque independente e nao o front runner que e .

E um estilo de cinema que cada vez mais se torna um conceito funcional, que consegue muito por culpa tambem da sua interprete levar para niveis de comunicação emocional para os patamares maximos, demonstrando que muitas vezes nas dificuldades temos a oportunidade e a mensagem de esperança acaba por estar presente.

Sobre o filme este aborda uma viuva desempregada que nas dificuldades financeiras apos o encerramento na fabrica onde trabalhava acaba por embarcar numa vida nomada dentro da carrinha com as dificuldades e integração numa comunidade com toda a particularidade.

Em termos de argumento nao e propriamente uma abordagem totalmente original, nem tao pouco temos dialogos de primeira linha. E um filme de personagem e de estilo de vida que comunica muito bem com o espetador e isso e uma das virtudes de um argumento simples e eficaz.

Na realizaçao Zhao e uma realizadora jovem que ja tinha surpreendido na forma simples de nos levar ao interior americano, e que neste filme consegue isso ainda com mais delicadeza e emoçao que a torna ao mesmo tempo numa realizadora de impacto e delicada com assinatura que a torna num caso serio do cinema atual, e que pode conduzir ao oscar este ano.

No cast a escolha e a personagem parece desenhada do primeiro ao ultimo minuto para Mcdormad que leva toda a sua intensidade e capacidade interpretativa para s sua personagem, sendo quase uma atuaçao a solo de primeira linha que vai certamente merecer a designação da academia talvez de uma das melhores atrizes da atualidade.


o melhor - A intensidade da emoçao e da mensagem


O pior - Acaba por ser algo simplista


Avaliação - B



No comments: