Sunday, January 24, 2021

Pieces of Woman

 Este filme hungaro mas com uma produção norte americana e com distribuição netflix a pensar obviamente nos oscares foi uma das surpresas dos poucos festivais pre oscares que existiram e em algumas categorias e quase certo que vai marcar presença nas nomeaçoes. Este drama familiar pela sua intensidade obteve criticas positivas embora não entusiasmantes e a sempre forte distribuição netflix tornou este filme num dos produtos mais procurados da aplicação neste inicio de ano.

E impossivel na anãlise deste filme não proceder no imediato ao registo da primeira meia hora de filme onde temos a intensidade a humanidade o drama e o esforço de tudo que esta associado a um parte. Essa meia hora e uma das melhores partes que me recordo nos ultimos tempos de um filme pelo seu realismo pela intensidade das suas interpretaçoes e por aquilo que significa. 

O problema da qualidade da primeira meia hora do filme a forma como coloca a barreira tão elevada para o restante filme e parece claro que seria impossivel manter o nivel, e acaba por não fazer. Na restante hora e meia de filme temos um debruçar de uma personagem totalmente partida pela fatalidade, num sofrimento silencioso que o filme consegue trabalhar com alguma qualidade mas sem a capacidade de impressionar do primeiro segmento do filme.

Mesmo assim este drama intenso, dificil e impactante e sem sombra de duvidas um dos filmes de maior impacto junto do espetador, e impossivel não tremer nos seus primeiros momentos e principalmente não reconhecer o sofrimento das personagens e nisso o filme e muito hábil a comunicar com o movimento e com o silencio que o faz num dos filmes a registar para este ano.

O filme fala de um casal que apos um trabalho de parto problematico conduz a morte da criança e que leva a uma tentativa de salvar os intervenientes nas suas vidas depois de tão fatidico acontecimento.

Em termos de argumento não e propriamente um filme com muita originalidade ou com dialogos de primeira linha, tendo a sua maior virtude na capacidade de trazer realismo ao drama e comunicar bem com os silencios, não sendo as qualidades normalmente apontadas a um bom argumento e necessaria por vezes ter a mestria de comunicar para alem das palavras.

Na realizaçao Mundruzco e um jovem realizador hungaro que tem aqui o seu filme mais mediatico e talvez o seu passaporte para a sua globalidade. Numa historia proxima da sua vida junto da argumentista o filme consegue ser particularmente impactante numa primeira meia hora do melhor que o cinema nos deu nos ultimos anos.

E no cast que o filme acaba por se tornar mais impactante, a interpretaçao de Kirby aumenta a qualidade num ano que com poucos filmes e particularmente interessante em interpretações femininas, sendo esta talvez aquela que mais impacto me transmitiu principalmente por ser de uma actriz ainda com pouca dimensão. Labeuf neste tipo de cinema funciona e é um bom alicerce para a sua companheira e Burstyn tem alguns bons momentos que demonstram bem a sua capacidade ainda nos dias de hoje de ser intensa.


O melhor - A primeira meia hora de filme.

O pior - Perder obviamente algum impacto no restante


Avaliação - B



No comments: