Sunday, August 28, 2016

Ratchet and Clank

Uma das fontes de inspiração para alguns dos filmes de holywood foram jogos de computador ou consola famosos. Principalmente estes titulos dão origem a filmes de carne e osso, mas no caso deste famoso jogo da Play Station deu origem a um filme de animaçao. O resultado deste projeto foi a todos os niveis desolador, ou seja em termos criticos avaliaçoes muito negativas, e comerciais sem qualquer registo o que deve por si só ter posto de lado qualquer ideia de fazer deste filme o inicio de uma saga.
Desde logo confesso que sempre achei o famoso jogo de computador algo aborrecido, demasiado inventado sem grande paralelismo com qualquer universo dai que seria sempre dificil ficar rendido a um filme sobre a mesma temática. Mas colocando de parte este principio podemos facilmente dizer que se trata de um obvio filme de segunda divisao de animaçao não só no argumento mas mesmo tecnicamente.
Em termos de argumento temos uma historia espacial tipica do pobre e remendado que se torna heroi, e uma serie de cliches que encontramos em todas as animaçoes de serie B, ou seja temos pouca originalidade, temos pouca ou quase nenhuma mensagem, temos aquela tipica historia de alguem que quer destroir o mundo e alguem tem que salvar, o que numa industria totalmente implementada como a que temos hoje na animaçao me parece completamente muito curto.
Também em termos tecnicos temos um filme com algumas deficiencias mesmo que estas sejam menos visiveis do que em termos narrativos. Temos pouca originalidade e creatividade na construçao dos planetas, temos bonecos criados sem grande sentido. Em termos positivos alguns apontamentos de humor isolados, e mesmo estes nem sempre funcionam.
A historia fala de uma especie de rato que sonha entrar para um grupo restrito de soldados herois que quer salvar a galaxia, acaba por junto de um robot defeituoso integrar este grupo na luta contra os planos de um cientista louco que tem como unico objetivo destruir todos os planetas.
Em termos de argumento temos um simplismo quase gritante, parece-nos já termos ouvido esta historia pelo menos milhares de vezes em termos humoristicos o filme funciona a espaços, mesmo que muitas das tentativas declaradas de fazer humor nem sempre funcione.
Em termos de realizaçao temos a cargo deste filme uma dupla quase inoperante que teve como trabalho mais visivel uma adaptaçao de animaçao das Tartarugas Ninja ao cinema. Percebe-se que a tarefa esta cumprida mas que lhe falta alguma originalidade e creatividade na produçao, que nem sempre é esteticamente interessante.
Por fim no leque de vozes podemos dizer que recuperar as vozes originais do jogo as personagens centrais e uma boa escolha, sendo depois as escolhas de Giamati, Dawson, Stallone e Goodman elementos interessantes que encaixam bem no perfil das personagens que dão voz.

O melhor – Alguns apontamentos de humor, principalmente a ligação dos empregados do vilao com telemoveis

O pior – O argumento sem mensagem declarada



Avaliação - D+

No comments: