Saturday, August 27, 2016

Edge of Winter

Pode um filme independente com quase nenhuma ambiçao comercial ou critica conseguir captar para si duas das figuras em maior ascensão no cinema atual. É estranho mas é verdade, Kinman e Holland são duas das revelações dos ultimos anos e tem aqui um despique pai filho que passou ao lado dos mais desatentos, desde logo porque foi um filme com criticas extremamente medianas, e porque por outro lado comercialmente foi um filme com pouca expansão, ou seja não existiu.
Sobre o filme podemos dizer que se trata de um tipico filme de matine de canal generalista, ou seja tem um argumento basico e linear, e que no final perde algum norte daquilo que quer dar, tendo muita dificuldade em se concluir com um climax, que acaba por não ter, alias um thriller como este com alguns momentos de alguma suspense teria obviamente que ter uma conclusao mais assertiva e emocionante o que não tendo acaba por não concretizar qualquer ideia do filme.
Mesmo no que diz respeito a personagem central percebe-se sempre que o mesmo vai numa escalada de desespero que me parece que o filme não utiliza como deve ser, num tema algo actual como a regulaçao de poder paternal entre progenitores separados o filme dasaproveita por completo a ideia dando-lhe uma roupagem simplista do jogo do gato e do rato, com os bons e maus extremamente bem definidos.
Talvez por isso seja um filme independente de poucos recursos que daqui a uns meses poucos ou nenhuns se recordarão, estranho é que no melhor momento da carreira de ambos os protagonistas surja este filme cinzento sem grande cor, que de alguma forma serve de time out ao que surgiu e ao que promete surgir
A historia fala de dois irmãos que sao deixados junto do progenitor com quem tem pouca ou nenhuma relaçao. De imediato começam a perceber que o comportamento daquele é instavél, tornando-se ainda pior quando para se abrigar do inverno tem de ficar retidos numa cabana,
Em termos de argumento temos uma estrutura simplista já utilizada de diversas formas em temas muito semelhantes. Nao aproveita a atualidade do tema e pior que isso, não consegue aproveitar uma personagem que tinha corpo para mais. E um filme que não consegue crescer muito pelo seu argumento.
Realizar em contextos de inverno duro e pior que isso em pequenas cidades e quase sempre feito da mesma maneira e este filme não consegue fugir ao tradicional elemento escuro e pouco mais. Nao tem nenhum sublinhado particular neste ponto de um realizador com o seu projeto mais visivel.
Em termos de cast, duas sensações diferentes, por um lado que Holland e um caso serio de um actor jovem com recursos, pese embora o filme não os potencie e clara a sua segurança em qualquer papel, já Kinman parece ter dificuldades em convencer quando deixa de ser o simples heroi de acção. Aqui tem talvez em termos de cinema o seu papel mais exigente e o resultado não é perfeito.

O melhor – Tom Holland

O pior – Não ter um climax definido


Avaliação - C-

No comments: