Wednesday, August 31, 2016

Ice Age: Collision Course

Há catorze anos na autentica explosão do cinema de animação, a 20 Century Fox conseguiu intrometer-se no duelo Pixar Dreamworks com uma historia sobre animais extintos na pré historias. Interessante é que passados quase catorze anos e quatro filmes a saga ainda exista, contudo numa saga sempre a descer, este ultimo capitulo foi aquele que mais baixo foi, desde logo em termos críticos onde foi o único que até ao momento obteve criticas essencialmente negativas. Também em termos comerciais houve um decréscimo total principalmente nos EUA onde o filme foi um autêntico floop amenizado pelos melhores resultados em termos mundiais.
Sobre o filme, o que podemos dizer nos últimos filmes já nos parecia que seria quase impossível dar algo de novo a uma saga que já tinha em si quatro filmes. Pois bem é óbvio neste filme que as ideias já se tinham esgotado e com a tentativa de dar uma ideia diferente com a inclusão do lado dos meteoritos e alegado big bang que o filme tinha menos por onde ir buscar às suas origens e ficar completamente despido quer de graça quer de sentido, e assim acontece.
Facilmente podemos dizer que para além de ser obviamente o pior filme de toda a saga é talvez um dos piores filmes de animação dos últimos anos. Desde logo porque todas as personagens principais dos filmes anteriores basicamente não existem neste, ou seja não existe qualquer espaço para as mesmas. A graça do filme deixa também de existir, com as sequências de humor quase sempre a não funcionarem e em termos narrativos é perceptível que o filme nunca consegue sequer encontrar um fio narrativo coerente para as personagens já conhecidas darem, pelo menos, o lado já conhecido de si.
Assim pensamos que aqui será o fim da saga, parecendo claro que não há espaço quer para as personagens já conhecidas e que sempre deram vida à saga mas também em termos produtivos, os bonecos não não cativantes a produção não tem inovação e mesmo as aventuras do esquilo e da bolota já não tem piada e já é elevada a um exagero que não funciona, e isso deve ser a clara mensagem aos produtores do filme, que o produto esgotou, e durar 14 anos já é bem bom.
O filme tem uma premissa algo diferente dos anteriores, desta vez as figuras conhecidas do filme anterior, tem que tentar desviar a queda de um meteorito que pode por em causa toda a sobrevivência do mundo terrestre e dos seres que nele habitam.
O argumento que sempre tentou dar uma luz, ou uma preservativa sobre as diferentes idades e períodos da pré historia, tem aqui a sua abordagem sobre o big bang e se até aqui as coisas até tinham lógica o filme nunca consegue potenciar a ideia, principalmente na sua concretização, onde faz desaparecer algumas das figuras principais dos filmes anteriores dando protagonismo a outras personagens sem o carisma ou força das mais conhecidas. Ou seja, na minha opinião uma péssima escolha.
Em termos de produção, percebemos que a evolução foi pouca quando analisamos o filme de 2002 e o actual e percebemos que não existem grandes diferenças técnicas, ter estagnado só era compreensível se narrativamente o filme fosse potenciado e isso acaba por nunca o ser.
No cast de vozes para além das figuras já conhecidas e que funcionam na pele que ajudaram a crescer podemos dizer que as novas inclusões não trouxeram nada de novo a um filme, já que as novas personagens ou as mais focalizadas também elas pouco funcionam.

O melhor - A durabilidade de um protejo de animação.

o Pior - A decadência de uma saga que já deveria ter acabado

Avaliação - D

No comments: