Friday, August 05, 2016

Into the Forest

Os pequenos festivais são espaços não so para realizadores em inicio de carreira mas tambem para alguns que ja tiveram os seus momentos de maior fama, principalmente comercial, tentarem um novo impeto nas suas carreiras. Podemos dizer que foi o que aconteceu com Patricia Rozema neste novo filme. Os resultados comerciais foram muito deprimentes principamlmente num filme com duas figuras conhecidas do grande publico. Comercialmente e depois da presença em festivais mais pequenos este filme canadiano, ficou-se pela mediania que nao lhe serviu de grande impuso para a sua carreira.
Sobre o filme podemos dizer que este tipo de filmes se form bem criado e com cabeça tronco e membros pode ter um resultado interessante, ou seja o cinema que teoriza sobre o desaparecimento de bens que agora achamos essenciais normalmente dão sempre uma boa vertente do ser humano, e podemos dizer que este filme consegue isso na primeira hora, na forma como vai filtrando o superfulo ate ao essencial.
O problema e que a determinada altura o filme não sabe como se pode concluir e torna-se quase utopico, parece tambem esquecer algo que durante muito tempo e claramente uma das suas preocupaçoes a boa contextualizaçao temporal, mas com o tempo percebe-se que o filme entra num caminho sem saida e nessa fase podemos dizer que a sua conclusão fica muito aquem do resultado completo de todo o filme, que principalmente na ligaçao umbilical das duas personagens centrais funciona bastante bem.
Ou seja um filme simples que parte de uma excelente premissa mas que penso que a leva longe demais, durante muito tempo parece que o filme teria que ter no fim uma volta à normalidade e nao se tornar num filme de sobrevivencia sem fim e utopico na sua resoluçao. E daqueles filmes que por diversas vezes leva uma toada demasiado suave para o tema que trata, mas claramente não consegue manter o equilibrio entre uma promissora e funcional primeira parte e uma conclusão que nos parece que não funciona.
A historia fala de duas irmãs que apos o colapso da energia acabam por estar juntas no meio de uma floresta numa casa aparentemente de tecnologia de ponta. COm o passar do tempo e com a escassez de meios terao de lutar mais pela sbrevivencia do que por qualquer outra coisa.
Em termos de argumento podemos dizer que temos um bom principio, uma boa ideia, que inicialmente funciona, com o passar do tempo vai perdendo algumas das ferramentes que a faziam funcionar tornando-se algo extremada. Mesmo assim de registar duas personagens diferentes que se complementam e uma conclusao que merecia mais.
Na realização apesar de inicialmente fazer pensar que vamos ter risco, e aspeto artistico o filme nunca confirma esta ameaça, tornando-se numa realizaçao simples de produçao de meia gama. O filme tinha espaço para mais do que o funcional que é.
No cast duas actrizes que estao num segundo patamar de hollywood mas com muitos recursos, principalmente Page, intensa em termos dramaticos e funcional em termos comicos com a melhor construçao do filme, Wood parece mais extremada mais preocupada em picos de interpretaçao mas num papel menos corerente


O melhor - Claramente a ideia de base

O pior - A conclusão


Avaliação - C+

No comments: