Depois do sucesso do
filme Gomorra existiu sempre alguma expetativa no sentido de perceber
que trajeto o seu realizador Matteo Garrone iria seguir, ou de
apostar no mesmo cinema de autor europeu ou ir para a lingua inglesa
com mais meios e normalmente para realizadores mais ambiciosos. Pois
bem depois deste maior projeto pensamos que se ficou pelo meio termo.
E mesmo com mais meios conseguiu novamente imperar criticamente com
avaliaçoes positivas a este peculiar filme, e comercialmente
principalmente na Italia as coisas tambem correram bem pese embora o
filme não tivesse força para se tornar universal
O cinema fantastico
muitos dizem que apenas podera ser feito nos EUA pela existencia de
meios que noutros mundos não estao acessiveis, pois bem podemos
dizer que tecnicamente este e um filme arriscado que pese embora
necessite de efeitos especiais nunca perde o seu nivel estetico ou
não fosse um filme de um europeu, e é nesta suavidade de imagens
que reside a mais valia do filme que ate poderia ter algumas
deficiencias naturais a nivel tecnico.
O problema e que falha
onde a maior parte dos filmes europeus não falham, ou seja no
argumento. A ideia de fazer diferentes contos num so filme acaba por
ser redutor por não conseguir ir para alem da historia de base a
nenhum deles, pensando mais nas sequencias naturais de cada um dos
contos em termos esteticos do que propriamente em termos narrativos
onde são pequenas historias sem qualquer ligação e que o filme
apenas tira a sintese.
E para isso temos muito
cinema americano de estudio para fazer, para um realizador que chamou
a si algum conceito do cinema europeu um filme como este parece
extremamente redutor em termos de alcance e nem a presença de
grandes figuras do cinema de hollywood permite que o filme avance
para outra qualidade ou mesmo significado.
A historia segue tres
contos, o de uma rainha que ve o seu filho se ligar perante um irmão
de feitiço contra a sua contade, um rei que gosta mais de qualquer
animal do que propriamente da sua filha e um princepe com um amor
inexplicavel por uma mulher que nunca viu.
O argumento tem claras
limitaçoes, desde logo na ideia de base do filme, ou seja a aposta
de um cinema na qual tentamos contar tres historias numa so não
permite que nenhuma delas cresça principalmente os personagens. Ao
ser contos já conhecidos tambem os dialogos não têm grande espaço
de manobra.
E na realiação que o
filme adquire maior qualidade. O filme tem sempre um grande
compromisso estetico em cada sequencia em casa historia e mesmo não
tendo os meios de um filme de hollywood consegue sempre dar o sentido
estetico que contorna essas limitaçoes. Uma melhor realizaçao do
que filme.
No cast temos um filme
que não exige muitos aos seus actores, mesmo assim bom plano para
Toby Jones uma presença comum em muitos filmes e poucas vezes
valorizado e Bebe Cave uma jovem que tem na sua personagem a maior
entrega fisica do filme. No restante muito mais presença do que
dificuldade.
O melhor – O sentido
estetico da realizaçao
O pior – O alcance de
um argumento sem força numa ideia redutora
Avaliação - C
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