Saturday, April 16, 2016

Colonia

Os grandes atentados à humanidade que foram ocorrendo ao longo dos ultimos seculos são normalmente temas proficuos para filmes emotivos e acima de tudo para filmes de relfexao sobre o passado. Passado no tempo opressivo ditaturial do Chile este é mais um filme com esse proposito situado numa das instituições mais negras da historia daquele pais. Um filme que poderia ter alguns objetivos criticos mas que falhou rotundamente nos mesmos com avaliações muito negativas o que acabaram por limitar tambem a expansao comercial de um filme que dificilmente teria grandes objetivos neste terreno.
Nao e facil ficar indiferente ao filme pela crueldade do mesmo e das atrocidades que este nos da a conhecer naquele espaço. Muitos podem dizer que o filme e exagerado ou que filma tudo sempre de uma lado extremamente violento, mas é assim que a Colinia ficou conhecida e nisso o filme vai de encontro a representaçao historia daquele espaço, pelo que em termos daquilo que o filme transmite, mesmo não sendo um filme com grande originalidade e um filme emotivo, intensdo e isso e o primeiro ponto para atingir os seus pontos centrais.
Mas e obvio que algumas das criticas que sao efetuadas ao filme tem razao de ser, desde logo a improvavel dupla romantica que pela diferença de idades e mais que isso pela diferença de tipo de cinema não encaixa e o filme que se assume como romantico necessita de uma força entre ambos que nunca tem. É obvio que por outro lado o filme torna-se demasiado cor de rosa no seu final totalmente desnecessario e hollywoodesco quando se fala de um filme que quer representar algo que realmente aconteceu.
Mas assumindo algumas das debilidades do filme penso que temos que referir que se trata de um filme que marca o espetador em algumas das sequencias de tortura dos prisioneiros, parece sempre um filme mais feito com o coraçao do que a com a cabeça, mas isso tambem faz com que o filme resulte em termos emotivos de uma forma mais proxima do espetador.
A historia fala de um casal que apos a luta contra o regime de Pinochet e enviado para a colonia onde as maiores atrocidades contra os presos acabam por acontecer sobre a chefia de um alemao com diversas tendencias criminais.
O argumento mesmo com alguns buracos principalmente no balanço realidade fantasia consegue ser emotivo e crias as situaçoes para tudo ter emocionalmente mais significado. Podemos dizer que cai em algum cliche na construçao das personagens e falha completamente a fase final, mas não podemos dizer que não consegue transmitir aos espetadores aquilo que realmente e a mensagem do filme.
Em termos de realizaçao não e um filme com muitos meios ou com muita ambiçao, sempre filmado num registo simples o filme acaba por não ter neste um vetor que assuma, pelo que Gallenberger acaba por ter um trabalho simples sem grande sublinhado.
No cast surgem os maiores problemas do filme, se Bruhl e um actor de alma cheia capaz de estar em boa forma em todos os momentos do filme, Watson parece obviamente um erro de casting, o filme precisava de alguem que não fosse repetitiva na capacidade de sofrimento e algum que tivesse mais recursos pois acaba por perder todas as cenas do filme para os secundarios essencialmente Bruhl mas tambem Nyqvist.

O melhor – o que retrata

O pior – O final de Hollywood


Avaliação - C+

No comments: