Sunday, April 17, 2016

The Witch

O terror e normalmente um genero mal amado pela critica com avaliações essencialmente negativas, dai que quando surge um filme que consiga boas criticas a expetativa e elevada e mesmo filmes de menores dimensoes produtivas acabam por ganhar outra visibilidade. Talvez foi isso que aconteceu com este pequeno filme ingles, que depois de ter conquistado a critica teve a expansao necessaria para um bom resultado comercial, principalmente tento em conta as ambiçoes iniciais do filme.
The Witch e um filme pouco industrializado quando comparado com a maior parte dos filmes de terror americanos, não que seja diferente na sua forma, mas essencialmente e diferente na sua realizaçao, principalmente no cuidado que tem com as imagens e com a caracterizaçao e a forma como fazem isso ser um elemento de extrema importancia no impacto que tal sequencias tem junto dos espetadores.
Sobre o filme podemos dizer que e confuso, a forma como parece ter receio de colocar todas as cartas na mesa acaba por danificar o resultado final de um filme que parece sempre um emaranhado de nada, ou seja parece sempre querer ter um objetivo sob a forma de ritual que não chama o espetador, e mais que isso mesmo em termos de terror mesmo tendo sequencias bem realizadas nunca assume o genero.
Dai que e dificil perceber para mim o encanto de uma obra como esta junto da critica, penso que como outros filmes tem claros erros e lapsos narrativos, falhas no argumento, grande previsibilidade e se não a tem e porque a maior parte dos espetadores desiste de pensar no filme, e não e uma boa realizaçao ou memso um bom detalhe temporal que faz do filme algo que ele nunca é.
A historia fala de uma familia que ababndona uma colonia por excesso de ligaçao religiosa e sobrevive com poucos meios. Tudo vai ficar pior quando algo de estranho começa a surgir bem no seio da mesma e coloca em causa a vida de todos os seus elementos.
Em termos narrativos estamos perante um filme com debilidades, desde logo a historia não e original nem sequer chega a ter qualquer elemento no argumento que a diferencie. Parece sempre um filme demasiado pensado no silencio do que propriamente em usar o argumento como uma arma.
E na realizaçao que o filme tem as suas maiores virtudes a imagem e claramente uma forma de impressionar e de traduzir horror que funciona bem mais do que propriamente qualquer outra opçao do filme. Num genero onde carece boas cineastas aqui aponta-se algumas qualidades a Eggers.
No cast pouco ou nenhuma figura conhecida do grande publico mas um filme com interpretaçoes razoaveis e nem sempre faceis já que exigem grande expressividade facial, o que todos consegue ou não fossem da sempre importante escola inglesa.

O melhor – A realizaçao

O pior – Um argumento desconetado


Avaliação - C-

No comments: