Saturday, April 09, 2016

The Boy

Todos os anos, os primeiros meses de lançamentos são pautados por alguns filmes de terror de realizadores especializados na materia e com actores normalmente desconhecidos no grande ecra mas usualmente com historia nas series. Este ano surgiu este peculiar filme, cujo o inicio deixa antever um filme igual a tantos outros. Criticamente as coisas nem foram muito negativas para o filme com muitas avaliações medianas, e comercialmente para um filme sem grandes protagonistas não podemos dizer que o resultado foi um desastre, sem contudo ser um sucesso declarado.
The Boy e um filme com uma premissa algo ridicula que rapidamente pode cair no lado negativo do espetador quando observamos um boneco de porcelana a fazer as aventuras e desventuras de uma isolada babysitter. Tudo não faz sentido, desde o isolamento à comunicação que faz com que na primeira hora muitos achem o filme absolutamente inacreditavel na forma como repete o que por exemplo Anabelle fez com uma boneca do sexo feminino.
Mas e no final que o filme tira os trunfos ao dar uma roupagem bem diferente daquilo que estamos habituados, mesmo que pensando a frio as coisas não fariam na mesma grande sentido certo e que é diferente a abordagem do filme, pese embora fique sempre a sensaçao que para ser esta a escolha a mesma deveria ser mais surpreendente mais complexa com mais intervenientes do que o simples desvendar da razao de tudo aquilo.
Outro ponto onde o filme tem dificuldades e na capacidade de assustar, o que e sempre o ar e atomesfera de um filme de terror, aqui pese embora a casa e as circunstancias favoreçam o impacto do filme, em termos de truques de camara e sonoros o filme nunca tem grande força neste particular sendo demasiado suave em termos de terror o que lhe tira algum impacto principalmente comercial, quando comparado com muitos outros filmes lançados.
A historia fala de uma babbysitter que foge do namorado por violencia domestica que acaba por aceitar cuidar durante um tempo prolongado de um filho de um casal ingles que é nada mais nada menos do que um boneco com regras bem definidas.
O argumento e na sua base pouco interessante, chegando muitas vezes a ser ridiculo, consegue ter algum valor na forma como explica tudo, já que ao ser diferente do habitual acaba por surpreender e não cair no cliche dos filmes de terror, mesmo que o seu final não seja particularmente prodigo em novidade.
Na realizaçao Brent Bell já conhecido por outros filmes de terror parece mais preguiçoso dando todo e unico protagonismo em termos de terror ao contexto fisico do filme, o que me parece limitado para um realizador que pode e deve evoluir num genero que necessita urgentemente de grandes talentos.
Por fim em termos de cast, sem grandes figuras todo o peso do filme esta em Lauren Cohan figura de Walking Dead, que aqui não tem um papel particularmente dificil e que chame a atençao acaba por ser um booking fisico de uma actriz que para imperar no cinema tera que fazer naturalmente outro tipo de apostas.

O melhor – A minimamente surpreendente conclusao

O pior – O cliche do boneco


Avaliação - C-

No comments: