Saturday, April 16, 2016

Rio I Love You

Existem projectos que mais do que o seu valor enquanto filmes valem pelo seu contexto, principalmente onde são filmados. De todos os projetos com esta premissa a triologia sobre cidades e amor foi um dos que mais chamou a atençao e assumiu este claro objetivo. Com o passar dos filmes e das cidades os resultados principalmente criticos começaram a ser menores bem como as estrelas que iram participando. Este filme sobre o Rio de Janeiro foi o mais modesto criticamente dos tres e comercialmente ressentiu-se da ausencia de actores de primeira linha na sua dimensao comercial, so tendo estreado nos EUA dois anos apos o seu lançamento no resto do mundo.
A ideia do filme e interessante, ou seja um denominador comum em diversas historias de amor de diversa ordem que tem diferentes contextos da mesma cidade como pano de fundo. Ate aqui tudo bem, o problema deste filme e que não se limitou a historias independentes muito pelo contrario e no fim acaba por não ter espaço para as conlcuir acabando por ser uma confusao de cruzamentos sem sentido nennhum que acaba tambem por esvaziar as historias principalmente aquelas que obviamente tinham que ter outro tipo de significado.
No final poucas sao as historias que no chamar particularmente a atençao, a de Fernande Montenegro, pela forma como se trata de um amor diferente e por ser das unicas que tem uma conclusao clara, uma ou outra com as montagens da areia pela forma como e realizada e pouco mais, tudo o resto parece sem ideias, sem objetivos e fazem um filme que facilmente poderia agradar pelos seus nobres objetivos ter dificuldade em se vincar junto dos espetadores.
Mas a pergunta que se faz e possivel este genero resultar, eu acho dificil, principalmente tendo em conta o numero elevado de historias e a tentativa mesmo que ao de leve de as cruzar necessita para ter força de uma duraçao muito longa o que torna facilmente o filme aborrecido, mas tambem me parece que este tipo de estrategia não e o mais salutar, pois acaba por trazer dez historias sem nada.
O filme fala de varias personagens inseridos no Rio de Janeiro que tem diferentes forma de amor que e colocado em causa em diversas zonas da mesma cidade, que acaba por ser o contexto ideal para a concretizaçao desse amor, seja ele qual for.
Eu sei que este tipo de forma não e facil de conseguir ter um resultado forte principalmente em emoçao e intensidade, mas penso que as historias sao claramente diferentes entre si e mais que isso tem um impacto completamente diferente. O filme cai num erro que lhe custa caro, o querer interligar historias quando o proposito e claramente diferente.
Mesmo na realizaçao temos muitas formas de filmas diferentes de dar cinema a mais espetacular de todas obviamente a de Fernando Meirelles o mais conceituado dos realizadores em causa que da não so a sequencia mais bonita mas de longe a unica artisticamente bem realizada.
No cast ao falarmos de curtas podemos dizer que existe pouco espaço no filme para grandes interpretaçoes, mais sao cameos de personagens que gostarem de homenager a cidade do Rio de Janeiro, já que este segmento não existe no filme.

O melhor – A sequencia da areia com Vicent Cassel e bem realizada por Fernando Meirelles

O pior – A tentativa de estabeler pontes sem nunca dar passagem completa


Avaliação - C-

No comments: