Existem projectos que
mais do que o seu valor enquanto filmes valem pelo seu contexto,
principalmente onde são filmados. De todos os projetos com esta
premissa a triologia sobre cidades e amor foi um dos que mais chamou
a atençao e assumiu este claro objetivo. Com o passar dos filmes e
das cidades os resultados principalmente criticos começaram a ser
menores bem como as estrelas que iram participando. Este filme sobre
o Rio de Janeiro foi o mais modesto criticamente dos tres e
comercialmente ressentiu-se da ausencia de actores de primeira linha
na sua dimensao comercial, so tendo estreado nos EUA dois anos apos o
seu lançamento no resto do mundo.
A ideia do filme e
interessante, ou seja um denominador comum em diversas historias de
amor de diversa ordem que tem diferentes contextos da mesma cidade
como pano de fundo. Ate aqui tudo bem, o problema deste filme e que
não se limitou a historias independentes muito pelo contrario e no
fim acaba por não ter espaço para as conlcuir acabando por ser uma
confusao de cruzamentos sem sentido nennhum que acaba tambem por
esvaziar as historias principalmente aquelas que obviamente tinham
que ter outro tipo de significado.
No final poucas sao as
historias que no chamar particularmente a atençao, a de Fernande
Montenegro, pela forma como se trata de um amor diferente e por ser
das unicas que tem uma conclusao clara, uma ou outra com as montagens
da areia pela forma como e realizada e pouco mais, tudo o resto
parece sem ideias, sem objetivos e fazem um filme que facilmente
poderia agradar pelos seus nobres objetivos ter dificuldade em se
vincar junto dos espetadores.
Mas a pergunta que se
faz e possivel este genero resultar, eu acho dificil, principalmente
tendo em conta o numero elevado de historias e a tentativa mesmo que
ao de leve de as cruzar necessita para ter força de uma duraçao
muito longa o que torna facilmente o filme aborrecido, mas tambem me
parece que este tipo de estrategia não e o mais salutar, pois acaba
por trazer dez historias sem nada.
O filme fala de varias
personagens inseridos no Rio de Janeiro que tem diferentes forma de
amor que e colocado em causa em diversas zonas da mesma cidade, que
acaba por ser o contexto ideal para a concretizaçao desse amor, seja
ele qual for.
Eu sei que este tipo de
forma não e facil de conseguir ter um resultado forte principalmente
em emoçao e intensidade, mas penso que as historias sao claramente
diferentes entre si e mais que isso tem um impacto completamente
diferente. O filme cai num erro que lhe custa caro, o querer
interligar historias quando o proposito e claramente diferente.
Mesmo na realizaçao
temos muitas formas de filmas diferentes de dar cinema a mais
espetacular de todas obviamente a de Fernando Meirelles o mais
conceituado dos realizadores em causa que da não so a sequencia mais
bonita mas de longe a unica artisticamente bem realizada.
No cast ao falarmos de
curtas podemos dizer que existe pouco espaço no filme para grandes
interpretaçoes, mais sao cameos de personagens que gostarem de
homenager a cidade do Rio de Janeiro, já que este segmento não
existe no filme.
O melhor – A
sequencia da areia com Vicent Cassel e bem realizada por Fernando
Meirelles
O pior – A tentativa
de estabeler pontes sem nunca dar passagem completa
Avaliação - C-
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