Wednesday, April 20, 2016

Dirty Grandpa

Robert de Niro tem nos ultimos anos se tornado num actor comedia, aceitando quase todos os papeis que lhe são propostos acabando por no final da sua carreira terminar com a imagem dura que ao longo da sua vida sempre prestigiou. Logo em Janeiro deste ano um dos filmes mais improvaveis uma comedia com grande teor sexual. Os resultados criticos foram desoladores com avaliaçoes muito negativas algo que infelizmente tem sido comum no passado recente do actor. Ja em termos comerciais tambem nos parece que o filme tinha objetivos bem mais fortes do que os aqui conseguidos.
Sobre o filme podemos dizer que é uma comedia adolescente com muita droga, piadas sexuais e acima de tudo com muita pouca consistencia ou mesmo valor narrativo. O filme e um exagero de piadas soltas coladas com pouca convicção naquilo que se pode considerar um pessímo tronco comum narrativo. Alias pouco ou nada conseguimos entender das personagens, da mensagem, do desenvolvimento do filme que basicamente cria apenas contexto para piadas sexuais exageradas e mais que isso piadas sobre drogas e exageros quase sempre sem grande piada.
ALias num filme que vive tanto do seu valor humoristico o exagero e quase sempre a falta de graça na maioria das situações exageradamente criadas tornam mesmo o filme monotono repetitivo e tediante o que para uma comedia de ritmo elevante podera facilmente se deduzir o seu valor, ou falta dele. Falta ao filme mensagem, falta ao filme persoangens nao esteriotipadas, falta o filme balanço para nao tao facilmente cair num exagero pouco engraçado.
Por isto mesmo e facil considerar este filme um projeto totalmente falhado e pensar que De Niro merecia filmes mais meritorios mesmo que se tratem de comedias para multidões mas este tipo de filmes quase sempre utilizando um humor fisico de pessima qualidade parece claramente nao ser um bom panfleto para o que quer que seja.
A historia do filme fala de um neto, com a sua vida totalmente bu the book tendo em conta as prespetivas dos outros e um avo que acaba de ficar viuvo que embarcam numa road trip com ambições completamente diferentes e com prespetivas de vida totalmente diferentes.
O argumento do filme e uma autentica ausencia de racionalidade. Desde logo na construção narrativa do filme totalmente inexistente, em dialogos unica a exclusivamente com o proposito das piadas sexuais gratuitas. O filme não tem graça e mais que isso nao tem mensagem
Em termos de realizaçao o filme mais visível de uma pessoa sempre relacionado com o cinema mais físico de Sacha Bohen Cohen,  e isso acaba por se traduzir no filme, ja que explora quase tudo no ponto de vista sexual. Nao se pode dizer que é um realizador com grande abrangencia mas parece que com outro argumento pode saber melhor fazer funcionar a comedia.
No caso Efron e Plaza tem dedicado toda a sua vida a comedias de segunda divisão, onde se sentem bem, principalmente no que diz respeito á forma como consegue fazer comedia de uma forma mais fisica. De Niro tem se dedicado a este tipo de cinema, que na minha opinião não é meritorio tendo em conta o que ja vimos de si.

O melhor - Algumas piadas homofobicas bem introduzidas

O pior - A falta de piada natural do filme

Avaliação - D+

No comments: