Saturday, April 09, 2016

Fifty Shades of Black

Os irmãos Wayans desde o sucesso estrondoso de Scary Movie, dedicaram-se em exclusivo a um estilo de cinema muito proprio que é a sátira com os maiores sucessos do cinema, mesmo que isso seja um autentico desastre critico de filme para filme, e vejam as suas carreiras totalmente reduzidas em todo o valor. Este ano foi o fenomeno comercial cinquenta sombras de Gray a ter a sua adaptaçao com o mesmo pessimo resultado critico e comercialmente um furos abaixo dos seus resultados tambem eles sempre longe de qualquer sucesso.
Analisar um estilo de filme como este não é facil, porque são filmes que não procuram a logica mas sim apenas o humor sequencia a sequencia, sendo que um dos principios e ser o mais proximo do orginal. Pois bem este filme e proximo do original, o problema é que por um lado o original já era em toda a linha um pessimo filme, e pior ainda e que o filme nunca consegue ser minimamente engraçado, sendo sempre muitas das vezes exagerado, visual e sem qualquer tipo de sentido de humor.
Eu questiono se existe espaço para filmes como estes, e claramente a resposta tem que ser não. O humor no cinema pode ser integrado em filmes com vida propria, com historia com linhagens mais produtivas do que a critica por si só, sempre com o padrao sexual de piada facil que tem tanto de eficaz como de pouco creativo. O filme apenas consegue ter graça quando critica o original, e isso reduz-se a duas ou tres cenas momentaneas do filme.
Assim estamos perante mais um absurdo mais dinheiro desprediçado em produção e distribuiçao que nada nos trás, um filme sem graça, aborrecido, repetitivo, que nada tras em termos de si proprio para alem da critica. O cinema e muito mais que isto pena e que exista alguns que se dediquem em isolado a este genero que teve em Ases Pelos Ares os seus grandes filmes.
A historia e a mesma que cinquenta sombras de Gray mas do ponto de vista de gozo puro com isso e com outras situaçoes, bem como tocando em cenas de outros filmes como por exemplo Magic Mike XXL.
O argumento e inexistente ao ser uma copia de um filme já ele completamente vazio em termos de historia toda a força do filme ficaria na forma como o filme poderia fazer funcionar o humor, que não consegue, sempre visual, pouco funcional, demasiado sexualizado o filme nunca consegue colocar a funcionar a sua unica arma.
Na realização Michael Tiddes o habitue realizador dos ultimos filmes de Waynes que tem aqui o que o filme pede dele. Ou seja utilizar a camara como elemento de potenciar o valor comico do filme.Nenhum realizador consegue dar o salto de um genero como este.
No cast pouco a referir Marlon o mais conhecido dos Wayans dedicou-se a este estilo que o limita por completo como actor que já teve alguns momentos que poderiam ter conduzido a outro tipo de carreira mais significativa. Neste genero e irritante e acima de tudo destroi os poucos momentos em que tentou ser diferente. Questionados ainda a presença de Jane Seymor num filme como este.

O melhor – As poucas piadas criticas ao original e também mau Cinquenta Sombras de Grey

O pior – Wayans continuarem com este cinema completamente irritante


Avaliação - D-

No comments: